top of page
Buscar

CGH ARIRANHA - FASE DE OPERAÇÃO

Atualizado: 3 de out. de 2024

ARIRANHA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA LTDA.


A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Ariranha foi implantada pela empresa Ariranha Geração de Energia Elétrica LTDA, inscrita no CNPJ nº 14.059.605/0001-62, com sede na comunidade de Linha Chapada, S/N, CEP: 89.778-00, Zona Rural do Município de Arvoredo–SC.


As informações descritas neste blog tratam-se de ações desenvolvidas no escopo de cada Programa Ambiental específico da CGH Ariranha, de modo a atender as condicionantes ambientais estabelecidas na Licença Ambiental de Operação nº 3272/2023.


 

9º SEMESTRE DE MONITORAMENTO AMBIENTAL - FASE DE OPERAÇÃO


As informações do 9º Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Ariranha na fase de operação, contemplam as atividades realizadas na área onde encontra-se implantado o empreendimento hidrelétrico entre os meses de Fevereiro a Julho de 2024 (26º Trimestre).


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade nas atividades de operação da CGH Ariranha. A equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, realizou no período fevereiro a julho de 2024, vistorias periódicas na obra. Nas inspeções os profissionais buscaram verificar possíveis irregularidades ambientais, e implantar nestes casos, ações corretivas.



- Implantação de Placas Informativas


A sinalização da obra consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias, cuja função é garantir a segurança dos usuários e trabalhadores. Para conhecimento do público em geral, foram instaladas ainda no primeiro semestre de atividades durante a fase de operação, placas com informações sobre a licença ambiental de operação concedida junto ao IMA, pela empresa Ariranha Geração de Energia Elétrica LTDA. Além desta, também foram instaladas ainda no primeiro trimestre de operação placas alertando a proibição de pessoas não autorizadas na área, placas de área de controle ambiental e uma placa de área de recuperação ambiental, esta implantada na área de preservação permanente da margem esquerda do reservatório.

Neste 9º semestre de operação da CGH Ariranha a equipe da empresa Arbórea fez o monitoramento de todas as placas existentes no empreendimento.



- Monitoramento, Resgate e Conservação da Fauna Silvestre


O monitoramento da fauna silvestre da CGH Ariranha foi realizado nas áreas de influência da usina, através de buscas intensivas e em dias aleatórios. As buscas intensivas ocorreram entre os dias 3 a 9 de junho de 2024. Foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos. Durante o esforço de campo, foram registradas 10 espécies de mamíferos, 72 espécies de aves, 07 espécies de anfíbios e 05 espécies de répteis.



- Monitoramento da Ictiofauna


O monitoramento da ictiofauna correspondente ao 9º semestre da fase de operação da CGH Ariranha, sendo este o 26º esforço amostral, foi realizado nos dias 5 e 6 de junho de 2024 com uso de diferentes metodologias de captura em 03 pontos amostrais, no trecho diretamente afetado do Rio Ariranha. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados.

As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer, permanecendo instaladas no rio Ariranha por 12 horas. Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa, os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances. Todos os exemplares amostrados foram identificados, medidos e pesados.

Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos os peixes capturados foram soltos novamente no rio Ariranha. Ao todo foram amostrados para o levantamento de dados, 100 indivíduos, subdivididos em 12 espécies, 06 famílias e 03 ordens, com uma biomassa total de 5,472 kg.



- Monitoramento de Macroinvertebrados Aquáticos


A procura pelos macroinvertebrados foi realizada em conjunto aos métodos de Ictiofauna, nos 03 pontos de monitoramento do rio Ariranha, bem como, foram feitas buscas em: poças de água, na vegetação ciliar, marginal, aquática, película superficial, coluna d’água, pedras, pedaços de madeira e outros. Neste 9º semestre de monitoramento, na fase de operação da CGH Ariranha, foram encontradas 02 espécies, pertencendo a uma classe e uma família.



- Resgate da e salvamento da fauna aquática e terrestre 


Durante a operação do empreendimento, observou-se a necessidade de realizar intervenções e reparos na CGH Ariranha para manter a eficiência dos equipamentos. Para isso, foi requerido junto ao IMA a solicitação para execução das intervenções necessárias na CGH Ariranha.

Em fevereiro de 2024 foram iniciados os trabalhos de limpeza e reparos dos equipamentos. Para dar início as operações, foram implantadas duas ensecadeiras. Uma ensecadeira foi posicionada no barramento da CGH Ariranha, visando a drenagem completa e profunda do canal de adução, permitindo a limpeza com o uso de retroescavadeiras, e a outra ensecadeira foi instalada no canal de fuga, com o objetivo de regular o fluxo de água, permitindo que a turbina fosse aberta e que os devidos reparos e manutenções fossem efetuados. Por fim foi realizado a instalação de um Log-boom próximo ao barramento e um limpa grades automático na câmara de carga do empreendimento. A execução das atividades foi realizada pela empresa Cnível Energias, sob a supervisão ambiental da Arbórea Estudos Ambientais LTDA.

Destacamos que todos os procedimentos executados foram realizados em conformidade com as leis vigentes, respeitando os critérios estipulados nos programas ambientais e nas condicionantes da Licença Ambiental de Operação – LAO nº 3272/2023, da CGH Ariranha.

Nas atividades de resgate e salvamento da ictiofauna, foram catalogadas 12 espécies de peixes, distribuídas em 06 famílias e 03 ordens. Ao todo, foram coletados 1492 exemplares, com biomassa equivalente a 58,852 kg, os quais foram soltos no rio Ariranha.

Nenhuma das espécies identificadas está inclusa na lista de espécies ameaçadas de extinção do estado de Santa Catarina, segundo a Resolução Consema nº 02 de 06 de dezembro de 2011, e na lista de espécies ameaçadas de extinção da Portaria MMA nº 148 de 07 de junho de 2022.

Para o grupo dos macroinvertebrados, destaca-se que não foram encontrados exemplares durante as atividades de resgate.

As atividades de resgate e salvamento da fauna terrestre ocorreram em conjunto com as intervenções de manutenção realizadas pela CGH Ariranha. Durante o monitoramento para identificar animais em risco, a equipe utilizou o método de avistamento. Os biólogos da empresa Arbórea prepararam os equipamentos adequados, como puçás, redes, jaulas e caixas, mas não encontraram animais em situação vulnerável, aprisionados ou que oferecessem algum tipo de perigo aos trabalhadores. Assim, não houve necessidade de realizar o resgate e salvamento de nenhum exemplar da fauna terrestre.


- Monitoramento das Águas Superficiais


O monitoramento da qualidade da água está sendo realizado em três pontos distintos. O ponto 01 está localizado no barramento/reservatório, o ponto 02 no trecho de vazão reduzida e o ponto 03 a jusante da casa de força da CGH Ariranha. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do Rio Ariranha, ao longo de toda a fase de operação da CGH Ariranha. A coleta da água realizada durante o 9º semestre (26º esforço amostral) de monitoramento foi desenvolvida no dia 06 de junho de 2024. O Índice da Qualidade da Água (IQA) classificou as amostras aferidas como “Boa” para todos os pontos amostrais.



- Comunicação Social e Educação Ambiental


Neste 9º semestre, somam-se 25 campanhas realizadas para o programa de Comunicação Social e Educação Ambiental da CGH Ariranha. No total, mais de 300 informativos ambientais foram distribuídos para a população de Arvoredo - SC, abordando temas relacionados à usina e à educação ambiental. Além disso, ocorreram atividades nas escolas municipais e materiais foram entregues a órgãos como prefeituras e emissoras de rádio.

Em cada campanha, disponibilizamos telefones para contato, estabelecendo uma comunicação direta entre o empreendimento e a comunidade. Todo o material impresso incluía o link do site da empresa Arbórea, onde informações sobre os programas ambientais em andamento na operação da usina são atualizadas regularmente.

Dessa forma, destacando o amplo acesso que o público já possui às informações da CGH Ariranha, por isso, neste semestre, o programa de comunicação social e educação ambiental foi conduzido exclusivamente por meio do site da empresa, incluindo atualizações no blog da CGH Ariranha.


- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


Entre os meses de fevereiro a julho de 2024 foram realizadas vistorias nas lixeiras implantadas na casa de força e em toda área de abrangência do empreendimento, procurando por possíveis resíduos descartados de forma incorreta, e promovendo o acompanhamento e a orientação da correta segregação dos resíduos juntamente com o responsável pela manutenção da usina. Com o auxílio de um barco, os profissionais percorreram toda a área do reservatório da CGH Ariranha em busca de resíduos acumulados nas encostas. Ainda foi instalado um Log-boom no barramento e um limpa grades na câmera de carga, buscando otimizar a geração de energia do empreendimento em paralelo ao programa de controle dos resíduos.

No 9º semestre de operação da usina, foram produzidos 141,50 kg de resíduos, sendo que 84,80% deste volume foram retirados da grade do canal adutor, correspondendo à detritos carreados pelo fluxo do rio Ariranha para o canal adutor. O material orgânico retirado foi depositado no talude próximo ao canal adutor, servindo como adubo para área.

Quanto à destinação final, os resíduos foram encaminhados para a coleta no município de Arvoredo – SC, atendido pela empresa CRI. No caso de rejeitos perigosos, os quais não foram gerados neste semestre, quando produzidos, serão acondicionados e posteriormente encaminhados para o Auto Posto Mattiello que lhes direcionará para o aterro industrial juntamente com os resíduos gerados em seu estabelecimento.



- Limpeza das Áreas Inundadas


As atividades referentes ao programa de limpeza das áreas inundadas foram realizadas através de um caminhamento prévio nas bordas do reservatório e canal adutor da CGH Ariranha. Com o auxílio de um barco a equipe procurou por aglomerados de macrófitas nas áreas onde não foi possível proceder com o caminhamento. Considerando os dados obtidos em campo, neste 9º semestre de operação da CGH Ariranha, podemos dizer que até o presente momento, não foram promovidas alterações sobre o Rio Ariranha que acarretassem na proliferação descontrolada de macrófitas aquáticas no reservatório do empreendimento. Já na área do canal adutor verificou-se o desenvolvimento mais expressivo das macrófitas, havendo a necessidade de realizar a remoção mecânica com o uso de uma retroescavadeira hidráulica, no entanto, como mostram os resultados avaliados na qualidade da água, as macrófitas não estão afetando a qualidade da água, que mantem-se estável, mesmo assim serão mantidas as vistorias in loco e se necessário, serão aplicadas práticas de controle nos próximos semestres de monitoramento ambiental.



- Programa de Controle de Estabilidade dos Taludes Marginais


Neste 9º semestre de monitoramento ambiental na fase de operação da CGH Ariranha, que corresponde aos meses de fevereiro a julho de 2024, a equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA conduziram o monitoramento dos taludes presentes na área diretamente afetada do empreendimento. Durante as inspeções, buscaram-se além de supervisionar possíveis áreas de instabilidades, evitar futuras erosões e deslizamentos. Informa-se ainda que todo o resíduo orgânico retirado na grade do canal adutor, está sendo incorporado nos taludes próximos a grade, servindo de matéria orgânica no local, enriquecendo o solo. Ressalta-se ainda, que os resultados mostraram-se satisfatórios, pois a cobertura vegetal originada a partir das semeaduras manuais realizadas anteriormente e a regeneração natural apresentam bom estado de desenvolvimento, aumentando a resistência dos taludes presentes nas áreas de abrangência da CGH Ariranha.



- Monitoramento, Resgate e Conservação da Flora


Durante 9º semestre de monitoramento ambiental na fase de operação da CGH Ariranha, que correspondeu ao período de fevereiro a julho de 2024, a equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea, verificou que os resultados referentes ao desenvolvimento das epífitas salvas nas etapas de implantação da usina mostram-se satisfatórios. As espécies se mostraram adaptadas aos novos ambientes, não apresentando nenhum risco que impedisse seu desenvolvimento. Durante o monitoramento os profissionais realizaram caminhamentos onde as epífitas estão distribuídas, buscando avaliar as condições do ambiente, que por sua vez, permanece favorável para o desenvolvimento da comunidade epifítica em questão, sendo que não foram registrados indivíduos mortos, e sim, apenas exemplares em diferentes estágios de adaptação.



- Programa de Recuperação das Áreas Degradadas


Neste 9º semestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Ariranha, que inclui as atividades desenvolvidas entre os meses de fevereiro a julho de 2024, foram realizadas diversas vistorias nas áreas em recuperação ambiental, como: área de preservação permanente, antigo bota fora, canal adutor, acessos e taludes, além do acompanhamento do desenvolvimento das 70 mudas de araucária.

Na área de preservação permanente da margem esquerda do reservatório foi realizado a contagem de todos os exemplares plantados anteriormente, resultando em 720 mudas nativas em desenvolvimento em uma área de 0,9 hectares, sendo que não houve o registro de mudas mortas nas áreas em recuperação.

No antigo bota fora, parte do material depositado ainda na fase de construção da usina foi reutilizado para auxiliar na implantação de ensecadeiras para efetuar reparos na usina. Ao final das atividades foi efetuado a conformação do terreno para posterior aplicação de técnicas de revegetação.



- Programa de Recuperação da Faixa Ciliar do Entorno do Reservatório


Durante as vistorias realizadas pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA na área de recuperação ambiental da APP, pela margem esquerda do reservatório da CGH Ariranha durante este 9º semestre, foi feita a contagem de todas as mudas e foi possível observar que as 720 mudas continuaram com 100% de desenvolvimento, não havendo registro de mortalidade. Além do bom desenvolvimento das mudas plantadas, percebe-se o alto índice de regeneração natural da vegetação ocorrendo na área, que está se tornando uma floresta em estágio secundário inicial, ocorrendo exemplares com altura superior a 6 metros. Outra consideração importante está relacionada a presença da fauna ocupando a área de recuperação, sendo que em diversos semestres de monitoramento ambiental foram avistados exemplares de diferentes espécies ocupando o local. Ressalta-se que as mudas continuarão sendo monitoradas nos próximos semestres.


- Execução de intervenções necessárias na manutenção e reparos da CGH Ariranha


No dia 26 de setembro de 2023 a empresa Ariranha Geração de Energia Elétrica LTDA, através do Processo IMA 00041528/2023, solicitou ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA, autorização ambiental para execução de intervenções necessárias para realização da manutenção e reparos da CGH Ariranha.

Em resposta, na data de 20 de novembro de 2023, através do Ofício n° 18123/2023/IMA/CRO, o IMA autorizou as intervenções solicitadas, desde que executados em conjunto com todos os programas ambientais instituídos na atual licença de operação (LAO nº 3272/2023).

Em fevereiro de 2024 foram iniciados os trabalhos de limpeza e reparos dos equipamentos. Para dar início as operações, foram implantadas duas ensecadeiras. Uma ensecadeira foi posicionada no barramento da CGH Ariranha, visando a drenagem completa e profunda do canal de adução, permitindo a limpeza com o uso de retroescavadeiras, e a outra ensecadeira foi instalada no canal de fuga, com o objetivo de regular o fluxo de água, permitindo que a turbina fosse aberta e que os devidos reparos e manutenções fossem efetuados. Por fim foi realizado a instalação de um Log-boom próximo ao barramento e um limpa grades automático na câmara de carga do empreendimento. A execução das atividades foi realizada pela empresa Cnível Energias, sob a supervisão ambiental da Arbórea Estudos Ambientais LTDA.

Em relação a ensecadeira proposta à jusante da casa de força, mais especificamente no canal de fuga, a equipe da empresa Arbórea Estudos Ambientais esteve no local realizando vistoria da área, onde constatou-se que as fortes chuvas que ocorreram na região nos meses anteriores, acabaram por carrear grande volume de sedimentos até o local, formando uma “ensecadeira natural”, necessitando apenas de complementação através da deposição de uma pequena camada de solo e rocha sobre os sedimentos já presentes no local. Esta ensecadeira teve por objetivo proteger os trabalhadores, possibilitando a abertura da turbina e realização dos reparos através da troca dos equipamentos, além de manter o canal de fuga desobstruído após a finalização das manutenções.

Destacamos que todos os procedimentos executados foram realizados em conformidade com as leis vigentes, respeitando os critérios estipulados nos programas ambientais e nas condicionantes da Licença Ambiental de Operação – LAO nº 3272/2023, da CGH Ariranha.


 

7º SEMESTRE DE MONITORAMENTO AMBIENTAL - FASE DE OPERAÇÃO


As informações do 7º Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Ariranha na fase de operação, contemplam as atividades realizadas na área onde encontra-se implantado o empreendimento hidrelétrico entre os meses de Janeiro a Março de 2023 (23º Trimestre) e Abril a Junho de 2023 (24º Trimestre).


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade nas atividades de operação da CGH Ariranha. A equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, realizou no período de janeiro a junho de 2023, vistorias periódicas na obra. Nas inspeções os profissionais buscaram verificar possíveis irregularidades ambientais, e implantar nestes casos, ações corretivas.



- Implantação de Placas Informativas


A sinalização da obra consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias, cuja função é garantir a segurança dos usuários e trabalhadores. Para conhecimento do público em geral, foram instaladas ainda no primeiro trimestre de atividades durante a fase de operação, placas com informações sobre a licença ambiental de operação concedida junto ao IMA, pela empresa Ariranha Geração de Energia Elétrica LTDA. Além desta, também foram instaladas ainda no primeiro trimestre de operação placas alertando a proibição de pessoas não autorizadas na área, placas de área de controle ambiental e uma placa de área de recuperação ambiental, esta implantada na área de preservação permanente da margem esquerda do reservatório.

Neste 7º semestre de operação da CGH Ariranha a equipe da empresa Arbórea fez vistoria em todas as placas existentes no empreendimento, solicitando o conserto de algumas placas que tiveram sua base de sustentação acometidas pelo vento.



- Monitoramento, Resgate e Conservação da Fauna Silvestre


O monitoramento da fauna silvestre da CGH Ariranha foi realizado nas áreas de influência da usina, através de buscas intensivas e em dias aleatórios. As buscas intensivas ocorreram entre os dias 23 a 29 de janeiro de 2023 (23º trimestre) e 11 a 17 de junho de 2023 (24º trimestre). Foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos. Durante os esforços de campo, foram registradas 11 espécies de mamíferos, 88 espécies de aves, 06 espécies de anfíbios e 04 espécies de répteis.





- Monitoramento da Ictiofauna


O monitoramento da ictiofauna foi realizado nos dias 24 e 25 de Janeiro de 2023 (23º trimestre) e dias 04 e 05 de Julho de 2023 (24º trimestre), com uso de diferentes metodologias de captura em 03 pontos amostrais, no trecho diretamente afetado do Rio Ariranha. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados.

As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer, permanecendo instaladas no rio Ariranha por 12 horas. Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa, os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances. Todos os exemplares amostrados foram identificados, medidos e pesados.

Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos os peixes capturados foram soltos novamente no rio Ariranha. Ao todo foram capturadas para levantamento de dados, 289 indivíduos, subdivididos em 14 espécies, 07 famílias e 03 ordens, com uma biomassa total de 12,054 kg.






- Monitoramento de Macroinvertebrados Aquáticos


A procura pelos macroinvertebrados foi realizada em conjunto aos métodos de Ictiofauna, nos 03 pontos de monitoramento do rio Ariranha, bem como, foram feitas buscas em: poças de água, na vegetação ciliar, marginal, aquática, película superficial, coluna d’água, pedras, pedaços de madeira e outrosão foram registradas espécies de macroinvertebrados.



- Monitoramento das Águas Superficiais


O monitoramento da qualidade da água está sendo realizado em três pontos distintos. O ponto 01 está localizado no barramento, o ponto 02 no trecho de vazão reduzida e o ponto 03 a jusante da casa de força da CGH Ariranha. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do Rio Ariranha, ao longo de toda a fase de operação da CGH Ariranha. A coleta da água durante o 23º trimestre de monitoramento foi realizada no dia 25 de janeiro de 2023, enquanto a coleta do 24º trimestre foi feita no dia 05 de julho de 2023. O Índice da Qualidade da Água (IQA) classificou as amostras aferidas durante o 23º e 24º trimestre como “Boa” para todos os pontos amostrais.



- Comunicação Social e Educação Ambiental


O 23º trimestre do programa de comunicação social foi realizado no dia 25 de janeiro de 2023, através da entrega de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA à população do município de Arvoredo – SC. O material buscou informar a comunidade sobre as atividades realizadas e os resultados obtidos durante o 6º semestre de monitoramento ambiental da CGH Ariranha.

No mesmo dia, a equipe realizou o 23º trimestre de atividades do programa de educação ambiental da CGH Ariranha. Buscando cativar a atenção do maior número possível de pessoas, trabalhou-se com comerciantes e moradores do centro do município de Arvoredo - SC. O assunto abordado foi sobre a utilização de plásticos em nosso dia-a-dia, as consequências para o meio ambiente e dicas para diminuir a utilização deste material pela população.




No 24º trimestre de comunicação social da CGH Ariranha, a empresa Ariranha Geração de Energia Elétrica LTDA, através de informativos impressos e entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais aos moradores de Linha Chapada, trouxe informações sobre a espécie exótica invasora Rã-touro (Lithobates catesbeianus) registrada algumas vezes próximas as áreas de abrangência da CGH Ariranha.

No dia 13 de junho de 2023 a equipe da empresa Arbórea realizou as atividades do 24º trimestre do programa de educação ambiental da CGH Ariranha, com a população do município de Arvoredo - SC. Na ocasião, foi entregue a população um informativo a respeito da espécie Graxaim (Cerdocyon thous) também registrada nas áreas de abrangência da CGH Ariranha.




- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


Entre os meses de janeiro a junho de 2023 foram realizadas vistorias nas lixeiras implantadas na casa de força e em toda área de abrangência do empreendimento, procurando por possíveis resíduos descartados de forma incorreta, e promovendo o acompanhamento e a orientação da correta segregação dos resíduos, juntamente com o responsável pela manutenção da usina. Com o auxílio de um barco os profissionais percorreram toda a área do reservatório da CGH Ariranha em busca de resíduos acumulado nas encostas, entretanto, neste semestre não foram encontrados resíduos no reservatório.

Com o final das atividades de construção civil da CGH Ariranha, foi registrada uma diminuição significativa no volume de resíduos gerados pelo empreendimento. Sendo que no 7º semestre de operação da usina (23º e 24º trimestre de atividades) foram produzidos apenas 7,3 kg de resíduos recicláveis e 292,0 kg de resíduos orgânicos provenientes da retirada de restos vegetais trazidos pela água na grade do canal adutor. Esse material orgânico retirado foi depositado no talude próximo a grade do canal adutor, servindo como fonte de matéria orgânica para a área.

Quanto à destinação destes resíduos, os mesmos foram encaminhados para a coleta no município de Arvoredo – SC, que é atendido pela empresa CRI. No caso de rejeitos perigosos, os quais não foram gerados neste semestre, quando produzidos, serão acondicionados e posteriormente encaminhados para o Auto Posto Mattiello que lhes direcionará para o aterro industrial juntamente com os resíduos gerados em seu estabelecimento.




- Limpeza das Áreas Inundadas


As atividades referentes ao programa de limpeza das áreas inundadas foram realizadas através de um caminhamento prévio nas bordas do reservatório e canal adutor da CGH Ariranha. Com o auxílio de um barco a equipe procurou por aglomerados de macrófitas nas áreas onde não foi possível proceder com o caminhamento. Considerando os dados obtidos em campo, neste 6º semestre de operação da CGH Ariranha, podemos dizer que até o presente momento, não foram promovidas alterações sobre o Rio Ariranha que acarretassem na proliferação descontrolada de macrófitas aquáticas no reservatório do empreendimento. As pequenas aglomerações identificadas puderam ser removidas de forma manual e continuarão sendo monitoradas nos próximos semestres.



- Programa de Controle de Estabilidade dos Taludes Marginais


Neste 7º semestre de monitoramento ambiental na fase de operação da CGH Ariranha, que corresponde aos meses de janeiro a junho de 2023, a equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA conduziu o monitoramento dos taludes presentes na área diretamente afetada do empreendimento. Durante as vistorias, buscaram-se além de supervisionar possíveis áreas de instabilidades, evitar futuras erosões e deslizamentos. Informa-se ainda que todo o resíduo orgânico retirado na grade do canal adutor, está sendo distribuído nos taludes próximos a grade, servindo de matéria orgânica no local, enriquecendo o solo. Ressalta-se que em ambos os trimestres (23º e 24º trimestre), os resultados mostraram-se satisfatórios, pois a cobertura vegetal originada a partir das semeaduras manuais realizadas nos trimestres anteriores e a regeneração natural apresentam bom estado de desenvolvimento, aumentando a resistência dos taludes presentes nas áreas de abrangência da CGH Ariranha.




- Monitoramento, Resgate e Conservação da Flora


Durante o 7º semestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Ariranha, os profissionais da empresa Arbórea realizaram o acompanhamento das epífitas realocadas durante a Licença Ambiental de Instalação, nas etapas de construção do empreendimento. As espécies se mostraram adaptadas aos novos ambientes, não apresentando nenhum risco que impedisse seu desenvolvimento. Durante o monitoramento os profissionais realizaram caminhamentos onde as epífitas estão distribuídas, buscando avaliar as condições do ambiente, que por sua vez, permanece favorável para o desenvolvimento da comunidade epifítica em questão.





- Programa de Recuperação das Áreas Degradadas


Neste 7º semestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Ariranha, que inclui as atividades desenvolvidas no 23º e 24º trimestre, foram realizadas diversas vistorias nas áreas em recuperação ambiental, como: no antigo bota fora, canal adutor, acessos e taludes, além do acompanhamento do desenvolvimento das 70 mudas de araucária plantadas em atendimento a Portaria FATMA nº 309 de 24/11/2015, condicionada na Autorização de Corte (AuC nº 221/2016 – VEG/74567/CAU).

Na área de preservação permanente, pela margem esquerda do Rio Ariranha, se encontram em desenvolvimento 720 mudas nativas em uma área de 0,9 hectares. Neste semestre novamente não foram observadas mudas mortas na área em recuperação.




- Programa de Recuperação da Faixa Ciliar do Entorno do Reservatório


Durante as vistorias realizadas pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA na área de recuperação ambiental da APP, pela margem esquerda do reservatório da CGH Ariranha durante este 7º semestre, foi feita a contagem de todas as mudas e foi possível observar que não ocorreram mudas mortas na área em recuperação de 0,9 ha, permanecendo em desenvolvimento as 720 mudas que haviam sido contabilizadas no semestre anterior. Também foi possível observar que a área em recuperação está se tornando uma floresta em estágio secundário inicial, com altura variando de 2 a 5 metros, sendo que a fauna está ocupando esse ambiente. Além disso, continua ocorrendo o expressivo desenvolvimento natural de espécies nativas. Ressalta-se que as mudas continuarão sendo monitoradas nos próximos semestres.



 

6º SEMESTRE DE MONITORAMENTO AMBIENTAL - FASE DE OPERAÇÃO


As informações do 6º Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Ariranha na fase de operação, contemplam as atividades realizadas na área onde encontra-se implantado o empreendimento hidrelétrico entre os meses de Julho a Setembro de 2022 (21º Trimestre) e Outubro a Dezembro de 2022 (22º Trimestre).


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade nas atividades de operação da CGH Ariranha. A equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, realizou no período de julho a dezembro de 2022, vistorias periódicas na obra. Nas inspeções os profissionais buscaram verificar possíveis irregularidades ambientais, e implantar nestes casos, ações corretivas.




- Implantação de placas informativas


A sinalização da obra consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias, cuja função é garantir a segurança dos usuários e trabalhadores. Para conhecimento do público em geral, foram instaladas ainda no primeiro trimestre de atividades durante a fase de operação, placas com informações sobre a licença ambiental de operação concedida junto ao IMA, pela empresa Ariranha Geração de Energia Elétrica LTDA. Além desta, também foram instaladas ainda no primeiro trimestre de operação placas alertando a proibição de pessoas não autorizadas na área, placas de área de controle ambiental e uma placa de área de recuperação ambiental, esta implantada na área de preservação permanente da margem esquerda do reservatório.

Neste 6º semestre de operação da CGH Ariranha a equipe da empresa Arbórea fez vistoria em todas as placas existentes no empreendimento, solicitando o conserto de algumas placas que tiveram sua base de sustentação acometidas pelo vento.



- Monitoramento, Resgate e Conservação da Fauna Silvestre


O monitoramento da fauna silvestre da CGH Ariranha foi realizado nas áreas de influência da usina, através de buscas intensivas e em dias aleatórios. As buscas intensivas ocorreram entre os dias 24 a 30 de setembro de 2022 (21º trimestre) e 22 a 28 de outubro de 2022 (22º trimestre). Foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos. Durante os esforços de campo, foram registradas 10 espécies de mamíferos, 84 espécies de aves, 08 espécies de anfíbios e 05 espécies de répteis.





- Monitoramento da Ictiofauna


O monitoramento da ictiofauna foi realizado nos dias 27 e 28 de setembro de 2022 (21º trimestre) e dias 24 e 25 de outubro de 2022 (22º trimestre), com uso de diferentes metodologias de captura em 03 pontos amostrais, no trecho diretamente afetado do Rio Ariranha. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados.

As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer, permanecendo instaladas no rio Ariranha por 12 horas. Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa, os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances. Todos os exemplares amostrados foram identificados, medidos e pesados.

Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos os peixes capturados foram soltos novamente no rio Ariranha. Ao todo foram capturadas para levantamento de dados, 241 indivíduos, subdivididos em 13 espécies, 06 famílias e 03 ordens, com uma biomassa total de 10,820 kg.





- Monitoramento de Macroinvertebrados Aquáticos


A procura pelos macroinvertebrados foi realizada em conjunto aos métodos de Ictiofauna, nos 03 pontos de monitoramento do rio Ariranha, bem como, foram feitas buscas em: poças de água, na vegetação ciliar, marginal, aquática, película superficial, coluna d’água, pedras, pedaços de madeira e outros. Neste 6º semestre de monitoramento, na fase de operação da CGH Ariranha, foi encontrada apenas uma espécie, pertencendo a uma classe e uma família.



- Monitoramento das Águas Superficiais


O monitoramento da qualidade da água está sendo realizado em três pontos distintos. O ponto 01 está localizado no barramento, o ponto 02 no trecho de vazão reduzida e o ponto 03 a jusante da casa de força da CGH Ariranha. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do Rio Ariranha, ao longo de toda a fase de operação da CGH Ariranha. A coleta da água durante o 21º trimestre de monitoramento foi realizada no dia 28 de setembro de 2022, enquanto a coleta do 22º trimestre foi feita no dia 25 de outubro de 2022. O Índice da Qualidade da Água (IQA) classificou as amostras aferidas durante o 21º e 22º trimestre como “Boa” para todos os pontos amostrais.



- Comunicação Social e Educação Ambiental


O 21º trimestre do programa de comunicação social foi realizado no dia 25 de setembro de 2022, através da entrega de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA à população do município de Arvoredo – SC. O material buscou informar a comunidade sobre as atividades realizadas e os resultados obtidos durante o 5º semestre de monitoramento ambiental da CGH Ariranha.

No mesmo dia, a equipe realizou o 21º trimestre de atividades do programa de educação ambiental da CGH Ariranha. Buscando cativar a atenção do maior número possível de pessoas, trabalhou-se com comerciantes e moradores do centro do município de Arvoredo - SC. O assunto abordado foi sobre o dia 17 de julho, quando é comemorado o dia de proteção as florestas, a data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da conservação das florestas para a fauna e para a qualidade de vida dos seres humanos.




No 22º trimestre de comunicação social da CGH Ariranha, a empresa Ariranha Geração de Energia Elétrica LTDA, através de informativos impressos e entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais aos moradores de Linha Chapada, trouxe informações sobre uma das espécies da Mastofauna identificadas durante as atividades de monitoramento da CGH Ariranha, a espécie em questão é conhecida popularmente como Macaco-prego. A espécie é primariamente arborícola, mas podem ser muito adaptáveis e oportunistas, são de porte médio, e podem pesar de 1,3 kg até 4,8 kg, seu comprimento varia entre 35 cm até 48 cm sem a cauda que é preênsil.

No dia 23 de outubro de 2022 a equipe da empresa Arbórea realizou as atividades do 22º trimestre do programa de educação ambiental da CGH Ariranha, com a população do município de Arvoredo - SC. Na ocasião, foi entregue a população um informativo a respeito do dia 05 de outubro onde é comemorado o dia das aves, a data foi criada com o intuito de auxiliar na proteção aos pássaros, principalmente as espécies de aves que se encontram ameaçadas de extinção ou que são raras.




- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


Entre os meses de julho a dezembro de 2022 foram realizadas vistorias nas lixeiras implantadas na casa de força e em toda área de abrangência do empreendimento, procurando por possíveis resíduos descartados de forma incorreta, e promovendo o acompanhamento e a orientação da correta segregação dos resíduos, juntamente com o responsável pela manutenção da usina. Com o auxílio de um barco os profissionais percorreram toda a área do reservatório da CGH Ariranha em busca de resíduos acumulado nas encostas, entretanto, neste semestre não foram encontrados resíduos no reservatório.

Com o final das atividades de construção civil da CGH Ariranha, foi registrada uma diminuição significativa no volume de resíduos gerados pelo empreendimento. Sendo que no 6º semestre de operação da usina (21º e 22º trimestre de atividades) foram produzidos apenas 6,5 kg de resíduos recicláveis e uma tonelada de resíduos orgânicos provenientes da retirada de restos vegetais trazidos pela água na grade do canal adutor. Esse material orgânico retirado foi depositado no talude próximo a grade do canal adutor, servindo como fonte de matéria orgânica para a área.

Quanto à destinação destes resíduos, os mesmos foram encaminhados para a coleta no município de Arvoredo – SC, que é atendido pela empresa CRI. No caso de rejeitos perigosos, os quais não foram gerados neste semestre, quando produzidos, serão acondicionados e posteriormente encaminhados para o Auto Posto Mattiello que lhes direcionará para o aterro industrial juntamente com os resíduos gerados em seu estabelecimento.




- Limpeza das Áreas Inundadas


As atividades referentes ao programa de limpeza das áreas inundadas foram realizadas através de um caminhamento prévio nas bordas do reservatório e canal adutor da CGH Ariranha. Com o auxílio de um barco a equipe procurou por aglomerados de macrófitas nas áreas onde não foi possível proceder com o caminhamento. Considerando os dados obtidos em campo, neste 6º semestre de operação da CGH Ariranha, podemos dizer que até o presente momento, não foram promovidas alterações sobre o Rio Ariranha que acarretassem na proliferação descontrolada de macrófitas aquáticas no reservatório do empreendimento. As pequenas aglomerações identificadas puderam ser removidas de forma manual e continuarão sendo monitoradas nos próximos semestres.



- Programa de Controle de Estabilidade dos Taludes Marginais


Neste 6º semestre de monitoramento ambiental na fase de operação da CGH Ariranha, que corresponde aos meses de julho a dezembro de 2022, a equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA conduziu o monitoramento dos taludes presentes na área diretamente afetada do empreendimento. Durante as vistorias, buscaram-se além de supervisionar possíveis áreas de instabilidades, evitar futuras erosões e deslizamentos. Informa-se ainda que todo o resíduo orgânico retirado na grade do canal adutor, está sendo distribuído nos taludes próximos a grade, servindo de matéria orgânica no local, enriquecendo o solo. Ressalta-se que em ambos os trimestres (21º e 22º trimestre), os resultados mostraram-se satisfatórios, pois a cobertura vegetal originada a partir das semeaduras manuais realizadas nos trimestres anteriores e a regeneração natural apresentam bom estado de desenvolvimento, aumentando a resistência dos taludes presentes nas áreas de abrangência da CGH Ariranha.




- Monitoramento, Resgate e Conservação da Flora


Durante o 6º semestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Ariranha, os profissionais da empresa Arbórea realizaram o acompanhamento das epífitas realocadas durante a Licença Ambiental de Instalação, nas etapas de construção do empreendimento. As espécies se mostraram adaptadas aos novos ambientes, não apresentando nenhum risco que impedisse seu desenvolvimento. Durante o monitoramento os profissionais realizaram caminhamentos onde as epífitas estão distribuídas, buscando avaliar as condições do ambiente, que por sua vez, permanece favorável para o desenvolvimento da comunidade epifítica em questão.





- Programa de Recuperação das Áreas Degradadas


Neste 6º semestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Ariranha, que inclui as atividades desenvolvidas no 21º e 22º trimestre, foram realizadas diversas vistorias nas áreas em recuperação ambiental, como: no antigo bota fora, canal adutor, acessos e taludes, além do acompanhamento do desenvolvimento das 70 mudas de araucária plantadas em atendimento a Portaria FATMA nº 309 de 24/11/2015, condicionada na Autorização de Corte (AuC nº 221/2016 – VEG/74567/CAU).

Na área de preservação permanente, pela margem esquerda do Rio Ariranha, se encontram em desenvolvimento 720 mudas nativas em uma área de 0,9 hectares. Neste semestre novamente não foram observadas mudas mortas na área em recuperação.




- Programa de Recuperação da Faixa Ciliar do Entorno do Reservatório


Durante as vistorias realizadas pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA na área de recuperação ambiental da APP, pela margem esquerda do reservatório da CGH Ariranha durante este 6º semestre, foi feita a contagem de todas as mudas e foi possível observar que não ocorreram mudas mortas na área em recuperação de 0,9 ha, permanecendo em desenvolvimento as 720 mudas que haviam sido contabilizadas no semestre anterior. Também foi possível observar que a área em recuperação está se tornando uma floresta em estágio secundário inicial, com altura variando de 2 a 5 metros, sendo que a fauna está ocupando esse ambiente. Além disso, continua ocorrendo o expressivo desenvolvimento natural de espécies nativas. Ressalta-se que as mudas continuarão sendo monitoradas nos próximos semestres.




 
 
 

Comments


Logo marca, ok.jpg

​Telefone : ​(49) 3433- 3779

E-mail : consultoria@arboreaestudosambientais.com

Edifício Classic Center n° 169, 2° Andar - Sala 209, Rua Fidêncio de Souza Melo Filho - Centro.

Xanxerê - SC, CEP: 89820-000

bottom of page