top of page
Buscar
Foto do escritorArbórea

CGH RAFAEL - FASE DE OPERAÇÃO

A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Rafael foi implantada pela empresa Cinética Energia Ltda, inscrita no CNPJ nº 11.227.272/0001-45, com sede na comunidade de Linha Paraíso, S/N, CEP: 89.740-00, Zona Rural do Município de Arabutã–SC.


As informações descritas neste blog tratam-se de ações desenvolvidas no escopo de cada Programa Ambiental específico da CGH Rafael, de modo a atender as condicionantes ambientais estabelecidas na Licença Ambiental de Operação nº6826/2019.


 

6º Semestre de Monitoramento Ambiental na Fase de Operação


As informações do 6º Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Rafael na fase de Operação, contemplam as atividades realizadas na área onde encontra-se implantado o empreendimento hidrelétrico entre os meses de Maio a Julho de 2022 (17º Trimestre) e Agosto a Outubro de 2022 (18º Trimestre).

- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade das atividades necessárias para implantação do empreendimento hidrelétrico. O acompanhamento das atividades do 17º e 18º trimestre de monitoramento ambiental da CGH Rafael, foram iniciadas no mês de maio de 2022, sob supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, que realizou vistorias periódicas na usina, buscando verificar possíveis irregularidades ambientais e implantar, quando necessárias, ações corretivas.



- Implantação de Placas Informativas


A sinalização do empreendimento consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias, cuja função é garantir a segurança dos usuários e trabalhadores. Para conhecimento do público em geral, logo no início da operação da CGH Rafael foram instaladas próximas à casa de força, placas de controle ambiental, proibindo a caça e pesca, nas áreas de influências do empreendimento. Para evitar a aglomeração de curiosos e possíveis acidentes indesejados, foram implantadas placas alertando a proibição de pessoas não autorizadas a entrarem na área da usina. Nas vias de acesso, buscando evitar acidentes, foram colocadas placas informando a velocidade permitida de 20 km/h para o tráfego de veículos. Próximo ao canal, mais precisamente ao lado da ponte de acesso a CGH Rafael, foi instalado uma placa com informação da Licença Ambiental de Operação do empreendimento, concedida á empresa Cinética Energia LTDA.

Neste 6º semestre de monitoramento ambiental, não foram instaladas novas placas nas áreas de abrangência da CGH Rafael, apenas foi realizada a vistoria das já existentes.



- Monitoramento da Estabilidade dos Taludes


Neste 6º semestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Rafael, que corresponde aos meses de maio a outubro de 2022, a equipe de profissionais da empresa Arbórea conduziu o monitoramento dos taludes presentes na área diretamente afetada da CGH Rafael. Durante as inspeções, buscaram-se além de supervisionar a instabilidade, evitar as possíveis erosões e deslizamentos nos taludes. De maneira geral, os resultados foram satisfatórios, pois as mudas e gramíneas plantadas nos semestres anteriores apresentaram 100% de desenvolvimento e boa taxa de germinação, e, além disso, foi identificada a regeneração natural de várias espécies, destacando-se entre elas as espécies: Bracatinga (Mimosa scabrella), Candiuva (Trema micrantha), Vassoura (Baccharis dracunculifolia), e Fumeiro (Solanum mauritianum).



- Comunicação Social e Educação Ambiental


O levantamento da população que reside próximo ao local de implantação da CGH Rafael, bem como, da comunidade comercial e escolar da rede municipal de Arabutã - SC foi realizado ainda nas campanhas anteriores. Através dos dados apurados buscou-se desenvolver materiais que trouxessem conhecimento aos Arabutanenses, tanto sobre as atividades realizadas durante a operação do empreendimento hidrelétrico (comunicação social), assim como, sobre temas de conservação ambiental (educação ambiental).

A utilização do método de comunicação direta com a população vem se mostrando eficaz, pois grande parte dos moradores já transmite segurança em relação à operação da usina no município, isso porque, compreendem que todas as dúvidas, sugestões ou reclamações seriam atendidas pela equipe gestora que trimestralmente visita suas residências.

No dia 25 de julho de 2022 a equipe da empresa Arbórea Estudos Ambientais esteve em Arabutã – SC para realizar as atividades do 17º trimestre do programa de comunicação social e educação ambiental da CGH Rafael. As ações elaboradas para comunicação social buscaram manter uma ligação direta entre o empreendedor e a população residente próxima ao empreendimento, o contato foi feito por meio da entrega de um folder informativo, contendo informações a respeito dos resultados obtidos durante o monitoramento ambiental realizado no semestre anterior (5º semestre) de atividades na CGH Rafael, na fase de operação do empreendimento.



No programa de educação ambiental a equipe entregou informativos a respeito do dia de proteção as florestas. Esta data foi criada como forma de conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação das florestas para a nossa fauna, flora e também para a qualidade de vida dos seres humanos, uma vez que, as florestas tem papel vital no meio ambiente, participando de diversos processos, como o ciclo da água, formação das chuvas e proteção a climas extremos, entre outros.


No 18º trimestre de comunicação social da CGH Rafael, a empresa Cinética Energia LTDA, através de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA à população da linha Paraíso, residentes próximos à CGH Rafael, comunicou sobre a ocorrência da espécie Sapajus nigritus, conhecida popularmente como Macaco-prego, na região.



No dia 24 de outubro de 2022 a equipe também esteve realizando as atividades do 18º trimestre do programa de educação ambiental com os comerciantes e moradores do centro do município de Arabutã – SC. Na ocasião foram entregues informativos contendo informações a respeito do dia das aves, que foi criado em prol da proteção aos pássaros, principalmente as espécies de aves que se encontram ameaçadas de extinção ou são raras.



- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Engano


O monitoramento da ictiofauna foi realizado entre os dias 30 e 31 de Julho (17º Esforço amostral), e 24 e 25 de outubro (18º Esforço amostral) de 2022. As capturas foram realizadas com petrechos de pesca idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer, permanecendo instaladas no rio Engano 12 horas por esforço amostral. Em cada ponto foram instaladas 03 redes de espera, com 15 metros de comprimento e altura de 1,8 metros com malhas 1,5, 2,5, e 3,5 cm.

Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa de 8 metros de comprimento com malha 1,5 os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes de espera, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances.

Concomitantemente a instalação e retirada dos equipamentos procedeu-se a aferição dos parâmetros ambientais em cada um dos pontos amostrais, com o intuito de avaliar a influência destes, perante a dinâmica das populações locais. Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos os peixes capturados foram soltos novamente no rio Engano. Ao todo, foram registrados 227 exemplares, divididos entre 13 espécies, pertencentes a 07 famílias e 03 ordens, contabilizando uma biomassa de 14,263 kg.


Cascudo (Hypostomus isbrueckeri)


- Monitoramento da Fauna Terrestre

As atividades de monitoramento da fauna silvestre foram realizadas em dois esforços trimestrais de campo, entre os dias 25 a 31 de julho (17° trimestre), e 24 a 30 de outubro (18° trimestre) de 2022. Em ambos os trimestres foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos em todas as áreas de influência da CGH Rafael. Além disso, foram feitas caminhadas nas estradas e acessos já existentes nas áreas de influência da CGH Rafael. Todos os grupos receberam os esforços amostrais de acordo com a metodologia determinada. Através das amostragens foram identificadas 11 espécies de mamíferos, 74 espécies de aves, 08 espécies de anfíbios e 05 espécies de répteis.


Tesourinha (Tyrannus savana)

Rato-do-mato (Delomys sp.)

Teiú (Tupinambis merianae)

Sapo-de-enchente (Odontophrynus americanus)


- Monitoramento da Qualidade da Água


O monitoramento da qualidade da água foi realizado em dois esforços trimestrais, mais precisamente nos dias 01 de agosto (17º trimestre), e 25 de outubro (18º trimestre) de 2022. Informa-se que a coleta do 17º esforço amostral (maio a julho)foi realizada no dia 01 de agosto devido a problemas relacionados ao clima e o recebimento das amostradas pelo laboratório. As coletas foram realizadas em três pontos distintos, sendo o primeiro ponto no reservatório (P-01), o segundo no trecho de vazão reduzida (P-02) e o terceiro a jusante da casa de força (P-03). O Índice da Qualidade da Água (IQA) classificou as amostras aferidas durante o 17º e 18º trimestre como “Boa” para todos os pontos amostrais.



- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


De acordo com a tabela de controle de resíduos preenchida pelo responsável, entre o dia 01 de maio de 2022 ao dia 31 de outubro de 2022 foram gerados 1.580 kg de resíduos, subdivididos em 28,00 kg de plástico, 10,00 kg de metal, 1.200 kg de resíduos orgânicos, 12,00 kg de Papel/Papelão/Isopor e 330,00 kg de madeira.

Neste 17º e 18º trimestres de monitoramento – 6º relatório semestral da fase de operação da CGH Rafael pode-se dizer que o volume gerado ficou dentro do previsto para esse período. Quanto à destinação dos resíduos recicláveis, todos foram novamente encaminhados para a sede da linha Paraíso, que contém um ponto de coleta do município de Arabutã – SC, atendido pela empresa CRI – Coleta e Industrialização de Lixo LTDA – ME. Já os resíduos orgânicos retirados do canal adutor (restos de vegetação carreados pelo fluxo do rio Engano e do lajeado Rafael) estão sendo utilizados como adubo em algumas áreas de recuperação ambiental, principalmente nos taludes localizados próximo ao início do canal adutor. Vale destacar que neste semestre foi implantado o sistema de Log Boom instalado próximo ao barramento/canal adutor da CGH Rafael, esta barreira composta por boias e quadros de telas que ficam submersos tem como função o desvio e a contenção dos materiais flutuantes de maior tamanho que podem adentrar nos circuitos da usina e obstruir a passagem da água e até mesmo danificar equipamentos.



- Monitoramento e Conservação da Flora


Neste 6º semestre de monitoramento ambiental na fase de operação da CGH Rafael, durante o 17º e 18º trimestre de monitoramento ambiental, a equipe de supervisão da empresa Arbórea, realizou vistorias periódicas nas áreas onde foram realocadas as epífitas resgatadas durante as atividades de supressão vegetal, nos semestres anteriores durante a implantação da usina, avaliando o índice de sobrevivência dos indivíduos. No geral, os resultados mostraram-se satisfatórios, pois todos exemplares já apresentam novas folhas e flores.



- Recuperação das Áreas Degradadas


As áreas destinadas à recuperação ambiental da CGH Rafael estão apresentando ótimas taxas de regeneração. A mortalidade de alguns exemplares é quase inevitável, isso porque, algumas espécies possuem características próprias, de difícil adaptação a alguns ambientes. Entretanto, como mostram os resultados, a grande maioria das mudas que já estavam em desenvolvimento no semestre anterior continuam se desenvolvendo. Além do bom desenvolvimento das mudas plantadas, várias espécies foram identificadas na área diretamente afetada da CGH Rafael, se regenerando de forma natural, sendo as principais espécies: Bracatinga (Mimosa scabrella), Candiuva (Trema micrantha), vassoura (Baccharis dracunculifolia) e fumeiro (Solanum mauritianum).



- Recuperação da Mata Ciliar


A recuperação da faixa ciliar no entorno do reservatório da CGH Rafael, no rio Engano e no Lajeado Rafael, de maneira geral, apresentou bons resultados, sendo que neste semestre não ocorreu mortalidade das mudas plantadas nos semestres anteriores. Durante as inspeções realizadas neste 6º semestre de monitoramento ambiental , na fase de operação da CGH Rafael, a equipe da empresa Arbórea realizou a contagem e verificou o desenvolvimento de todas as mudas, sempre adotando medidas cabíveis para a obtenção de bons resultados. O número total de mudas em desenvolvimento nas áreas de recuperação da faixa ciliar do rio Engano e do Lajeado Rafael é de 805 mudas de espécies florestais nativas.

Considerando a rapidez do desenvolvimento das gramíneas, e a capacidade de drenagem superficial, e como forma de proteção contra as erosões, será mantida a manutenção do plantio de vegetação herbácea no solo de todas as áreas destinadas a recuperação da faixa ciliar do rio Engano e do Lajeado Rafael, quando necessário.


 

5º Semestre de Monitoramento Ambiental na Fase de Operação


As informações do 5º Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Rafael na fase de Operação, contemplam as atividades realizadas na área onde encontra-se implantado o empreendimento hidrelétrico entre os meses de Novembro de 2021 a Janeiro de 2022 (15º Trimestre) e Fevereiro a Abril de 2022 (16º Trimestre).


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade das atividades necessárias para implantação do empreendimento hidrelétrico. O acompanhamento das atividades do 15º e 16º trimestre de monitoramento ambiental da CGH Rafael, foram iniciadas no mês de novembro de 2021, sob supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, que realizou vistorias periódicas na usina, buscando verificar possíveis irregularidades ambientais e implantar, quando necessárias, ações corretivas.



- Implantação de Placas Informativas


A sinalização do empreendimento consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias, cuja função é garantir a segurança dos usuários e trabalhadores. Para conhecimento do público em geral, logo no início da operação da CGH Rafael foram instaladas próximas à casa de força, placas de controle ambiental, proibindo a caça e pesca, nas áreas de influências do empreendimento. Para evitar a aglomeração de curiosos e possíveis acidentes indesejados, foram implantadas placas alertando a proibição de pessoas não autorizadas a entrarem na área da usina. Nas vias de acesso, buscando evitar acidentes, foram colocadas placas informando a velocidade permitida de 20 km/h para o tráfego de veículos. Próximo ao canal, mais precisamente ao lado da ponte de acesso a CGH Rafael, foi instalado uma placa com informação da Licença Ambiental de Operação do empreendimento, concedida á empresa Cinética Energia LTDA.

Neste 5º semestre de monitoramento ambiental, não foram instaladas novas placas nas áreas de abrangência da CGH Rafael, apenas foi realizada a vistoria das já existentes.



- Monitoramento da Estabilidade dos Taludes


Neste 5º semestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Rafael, que corresponde aos meses de novembro de 2021 a abril de 2022, a equipe de profissionais da empresa Arbórea conduziu o monitoramento dos taludes presentes na área diretamente afetada da CGH Rafael. Durante as inspeções, buscaram-se além de supervisionar a instabilidade, evitar as possíveis erosões e deslizamentos nos taludes. De maneira geral, os resultados foram satisfatórios, pois as mudas e gramíneas plantadas nos semestres anteriores apresentaram 100% de desenvolvimento e boa taxa de germinação, e, além disso, foi identificada a regeneração natural de várias espécies, destacando-se entre elas as espécies: Mimosa scabrella (Bracatinga), Solanum mauritianum (Fumeiro-bravo), Trema micrantha (Candiúva) e Baccharis dracunculifolia (Vassoura).

No talude localizado no canal, próximo a casa de força, neste semestre foi observada uma área com um foco inicial de assoreamento devido as fortes chuvas que caíram na região, neste local será realizada a semeadura de gramíneas nos próximos semestres.



- Comunicação Social e Educação Ambiental


No dia 20 de janeiro de 2022 a equipe da empresa Arbórea Estudos Ambientais esteve em Arabutã – SC para realizar as atividades do 15º trimestre do programa de comunicação social e educação ambiental da CGH Rafael. As ações elaboradas para comunicação social buscaram manter uma ligação direta entre o empreendedor e a população residente próxima ao empreendimento, o contato foi feito por meio da entrega de um folder informativo, contendo informações a respeito dos resultados obtidos durante o monitoramento ambiental realizado no 4º semestre de atividades na CGH Rafael, na fase de operação do empreendimento.

Para o programa de educação ambiental a equipe entregou informativos a respeito da importância da espécie Sovi – Ictinia plumbea, que foi registrada diversas vezes nas áreas de abrangência do empreendimento, através de avistamento e audição da espécie realizando voos e caçando no local. O informativo apresenta as principais características destes animais, e também as principais ameaças que estão lentamente causando a diminuição desta espécie.




No 16º trimestre de comunicação social da CGH Rafael, a empresa Cinética Energia LTDA, através de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA à população da linha Paraíso, residentes próximos à CGH Rafael, comunicou de forma breve a espécie da ictiofauna Leporinus amae conhecida popularmente como Boca-de-moça, capturada diversas vezes durante o monitoramento ambiental da ictiofauna no Rio Engano, nas áreas de abrangência da CGH Rafael.

No dia 18 de abril de 2022 a equipe também esteve realizando as atividades do 16º trimestre do programa de educação ambiental com os comerciantes e moradores do centro do município de Arabutã – SC. Na ocasião foram entregues informativos contendo informações a respeito das Reservas Particulares do Patrimônio Nacional – RPPN, que são unidades de conservação particulares, com o objetivo de conservar a diversidade biológica.




- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Engano


O monitoramento da ictiofauna foi realizado entre os dias 17 e 18 de janeiro (15º Esforço amostral), e 18 e 19 de abril (16º Esforço amostral) de 2022. As capturas foram realizadas com petrechos de pesca idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer, permanecendo instaladas no rio Engano 12 horas por esforço amostral. Em cada ponto foram instaladas 03 redes de espera, com 15 metros de comprimento e altura de 1,8 metros com malhas 1,5, 2,5, e 3,5 cm.

Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa de 8 metros de comprimento com malha 1,5 os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes de espera, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances.

Concomitantemente a instalação e retirada dos equipamentos procedeu-se a aferição dos parâmetros ambientais em cada um dos pontos amostrais, com o intuito de avaliar a influência destes, perante a dinâmica das populações locais. Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos os peixes capturados foram soltos novamente no rio Engano. Ao todo, foram registrados 140 exemplares, divididos entre 19 espécies, pertencentes a 06 famílias e 03 ordens, perfazendo um total de 9,958 kg.






- Monitoramento da Fauna Terrestre


As atividades de monitoramento da fauna silvestre foram realizadas em dois esforços trimestrais de campo, entre os dias 15 a 21 de janeiro (15° trimestre), e 18 a 24 de abril (16° trimestre) de 2022. Em ambos os trimestres foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos em todas as áreas de influência da CGH Rafael. Além disso, foram feitas caminhadas nas estradas e acessos já existentes na Área de Influência Direta (Raio de 500 Metros) da CGH Rafael. Todos os grupos receberam os esforços amostrais de acordo com a metodologia determinada. Através das amostragens foram identificadas 13 espécies de mamíferos, 53 espécies de aves, 06 espécies de anfíbios e 06 espécies de répteis.





- Monitoramento da Qualidade da Água


O monitoramento da qualidade da água foi realizado em dois esforços trimestrais, mais precisamente nos dias 17 de janeiro (15º trimestre), e 18 de abril (16º trimestre) de 2022. As coletas foram realizadas em três pontos distintos, sendo o primeiro ponto no reservatório (P-01), o segundo no trecho de vazão reduzida (P-02) e o terceiro a jusante da casa de força (P-03).

O Índice da Qualidade da Água (IQA) classificou as amostras aferidas durante o 15º e 16º trimestres como “Boa” para todos os pontos amostrais.



- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


De acordo com a tabela de controle de resíduos preenchida pelo responsável, entre o dia 01 de novembro de 2021 ao dia 30 de abril de 2022 foram 910,00 kg de resíduos, subdivididos em 49,00 kg de plástico, 11,00 kg de metal, 645,00 kg de resíduos orgânicos e 205,00 kg de madeira. Além da supervisão das lixeiras os profissionais da empresa Arbórea juntamente com o responsável pela manutenção do empreendimento, fizeram vistorias em todas as áreas de abrangência da CGH Rafael.

Neste 15º e 16º trimestre de monitoramento – 5º relatório semestral da fase de operação da CGH Rafael pode-se dizer que o volume gerado ficou dentro do previsto para esse período. Quanto à destinação dos resíduos recicláveis, todos foram encaminhados para a sede da linha Paraíso, que contém um ponto de coleta do município de Arabutã – SC, atendido pela empresa CRI – Coleta e Industrialização de Lixo LTDA – ME. Já os resíduos orgânicos retirados do canal adutor (restos de vegetação carreados pelo fluxo do rio Engano e do lajeado Rafael) foram utilizados como adubo em algumas áreas de recuperação ambiental, principalmente nos taludes localizados próximo ao início do canal adutor.



- Monitoramento e Conservação da Flora


Neste 5º semestre de monitoramento ambiental na fase de operação da CGH Rafael, durante o 15º e 16º trimestre de monitoramento ambiental, a equipe de supervisão da empresa Arbórea, realizou vistorias periódicas nas áreas onde foram realocadas as epífitas resgatadas durante as atividades de supressão vegetal, nos semestres durante a implantação da usina, avaliando o índice de sobrevivência dos indivíduos. No geral, os resultados mostraram-se satisfatórios, uma vez que todos apresentaram bons sinais de adaptação.



- Recuperação das Áreas Degradadas


As áreas destinadas à recuperação ambiental da CGH Rafael estão apresentando ótimas taxas de regeneração. A mortalidade de alguns exemplares é quase inevitável, isso porque, algumas espécies possuem características próprias, de difícil adaptação a alguns ambientes. Entretanto, como mostram os resultados, 100,00% das mudas que já estavam em desenvolvimento no semestre anterior, continuam se desenvolvendo, sendo nula neste semestre a taxa de mortalidade, sendo assim, encontra-se um total de 860 mudas em desenvolvimento nas áreas submetidas à recuperação ambiental. Além do bom desenvolvimento das mudas plantadas, várias espécies foram identificadas na área diretamente afetada da CGH Rafael, se regenerando de forma natural.

Considerando a rapidez do desenvolvimento das gramíneas, e a capacidade de drenagem superficial, como forma de proteção contra as erosões, será mantida a manutenção do plantio de vegetação herbácea no solo de todas as áreas destinadas a recuperação ambiental da CGH Rafael.




- Recuperação da Mata Ciliar


A recuperação da faixa ciliar no entorno do reservatório da CGH Rafael no rio Engano e no Lajeado Rafael, de maneira geral, apresentou bons resultados, sendo que neste semestre não ocorreu mortalidade das mudas plantadas nos semestres anteriores. Durante as inspeções realizadas neste 4º semestre de monitoramento ambiental da fase de operação da CGH Rafael, a equipe da empresa Arbórea realizou a contagem e verificou o desenvolvimento de todas as mudas, sempre adotando medidas cabíveis para a obtenção de bons resultados. O número total de mudas em desenvolvimento nas áreas de recuperação da faixa ciliar do rio Engano e do Lajeado Rafael é de 805 mudas de espécies florestais nativas.

Considerando a rapidez do desenvolvimento das gramíneas, e a capacidade de drenagem superficial, e como forma de proteção contra as erosões, será mantida a manutenção do plantio de vegetação herbácea no solo de todas as áreas destinadas a recuperação da faixa ciliar do rio Engano e do Lajeado Rafael, quando necessário.



 

4º Semestre de Monitoramento Ambiental na Fase de Operação


As informações do 4° Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Rafael na fase de Operação, contemplam as atividades realizadas na área onde encontra-se implantado o empreendimento hidrelétrico entre os meses de maio a julho de 2021 (13° Trimestre) e agosto a outubro de 2021 (14° Trimestre).


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade das atividades necessárias para implantação do empreendimento hidrelétrico. O acompanhamento das atividades do 13º e 14º trimestre de monitoramento ambiental da CGH Rafael, foram iniciadas no mês de maio de 2021, sob supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, que realizou vistorias periódicas na usina, buscando verificar possíveis irregularidades ambientais e implantar, quando necessárias, ações corretivas.


- Implantação de placas informativas


A sinalização do empreendimento consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias, cuja função é garantir a segurança dos usuários e trabalhadores. Para conhecimento do público em geral, logo no início da operação da CGH Rafael foram instaladas próximas à casa de força, placas de controle ambiental, proibindo a caça e pesca, nas áreas de influências do empreendimento. Para evitar a aglomeração de curiosos e possíveis acidentes indesejados, foram implantadas placas alertando a proibição de pessoas não autorizadas a entrarem na área da usina. Nas vias de acesso, buscando evitar acidentes, foram colocadas placas informando a velocidade permitida de 20 km/h para o tráfego de veículos. Próximo ao canal, mais precisamente ao lado da ponte de acesso a CGH Rafael, foi instalado uma placa com informação da Licença Ambiental de Operação do empreendimento, concedida á empresa Cinética Energia LTDA.

Neste 4º semestre de monitoramento ambiental, foram instaladas três novas placas nas APP’s, sendo duas placas na margem direita do Rio Engano e uma na margem esquerda do Lajeado Rafael. Ainda foi realizado o monitoramento das placas já existentes na área de abrangência da CGH Rafael.


- Monitoramento da Estabilidade dos Taludes


Neste 4º semestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Rafael, que corresponde aos meses de maio a outubro de 2021, a equipe de profissionais da empresa Arbórea conduziu o monitoramento dos taludes presentes na área diretamente afetada da CGH Rafael. Durante as inspeções, buscaram-se além de supervisionar a instabilidade, evitar as possíveis erosões e deslizamentos nos taludes. De maneira geral, os resultados foram satisfatórios, pois as mudas e gramíneas plantadas nos semestres anteriores apresentaram 100% de desenvolvimento e boa taxa de germinação, e, além disso, foi identificada a regeneração natural de várias espécies, destacando-se entre elas as espécies: Mimosa scabrella (Bracatinga), Solanum mauritianum (Fumeiro-bravo), Trema micrantha (Candiúva) e Baccharis dracunculifolia (Vassoura).


- Comunicação Social e Educação Ambiental


O levantamento da população que reside próximo ao local de implantação da CGH Rafael, bem como, da comunidade comercial e escolar da rede municipal de Arabutã - SC foi realizado ainda nas campanhas anteriores. Através dos dados apurados buscou-se desenvolver materiais que trouxessem conhecimento aos Arabutanenses, tanto sobre as atividades realizadas durante a operação do empreendimento hidrelétrico (comunicação social), assim como, sobre temas de conservação ambiental (educação ambiental).

A utilização do método de comunicação direta com a população vem se mostrando eficaz, pois grande parte dos moradores já transmite segurança em relação à operação da usina no município, isso porque, compreendem que todas as dúvidas, sugestões ou reclamações seriam atendidas pela equipe gestora que trimestralmente visita suas residências.

No dia 20 de julho de 2021 a equipe da empresa Arbórea Estudos Ambientais esteve em Arabutã – SC para realizar as atividades do 13º trimestre do programa de comunicação social e educação ambiental da CGH Rafael. As ações elaboradas para comunicação social buscaram manter uma ligação direta entre o empreendedor e a população residente próxima ao empreendimento, o contato foi feito por meio da entrega de um folder informativo, contendo informações a respeito dos resultados obtidos durante o monitoramento ambiental realizado no 3º semestre de atividades na CGH Rafael, na fase de operação do empreendimento.

Para o programa de educação ambiental a equipe entregou informativos a respeito da importância da espécie Graxaim – Cerdocyon thous, que foi registrada diversas vezes nas áreas de abrangência do empreendimento, através de vestígios como pegadas, fezes e restos alimentares, bem como, através de registro em armadilha fotográfica. O informativo apresenta as principais características destes animais, e também as principais ameaças que estão lentamente causando a diminuição desta espécie.

No 14º trimestre de comunicação social da CGH Rafael, a empresa Cinética Energia LTDA, através de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA à população da linha Paraíso, residentes próximos à CGH Rafael, comunicou de forma breve sobre as atividades e metodologias realizadas durante o Programa de Monitoramento da Herpetofauna que vem sendo executado trimestralmente nas áreas de abrangência do empreendimento. O monitoramento da Herpetofauna é fundamental para identificar o modo com que o ambiente vem respondendo as alterações promovidas na região com o decorrer dos anos.

No dia 22 de setembro de 2021 a equipe também esteve realizando as atividades do 14º trimestre do programa de educação ambiental com os comerciantes e moradores do centro do município de Arabutã – SC. Na ocasião foram entregues informativos em comemoração ao dia da árvore, comemorado no dia 21 de setembro, data que coincide com o inicio da primavera no hemisfério sul. Esta data tem como objetivo principal, a conscientização da população na preservação deste bem tão valioso.


- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Engano


O monitoramento da ictiofauna foi realizado entre os dias 28 e 29 de junho (13º Esforço amostral), e 20 e 21 de setembro (14º Esforço amostral) de 2021. As capturas foram realizadas com petrechos de pesca idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer, permanecendo instaladas no rio Engano 12 horas por esforço amostral. Em cada ponto foram instaladas 03 redes de espera, com 15 metros de comprimento e altura de 1,8 metros com malhas 1,5, 2,5, e 3,5 cm.

Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa de 8 metros de comprimento com malha 1,5 os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes de espera, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances.

Concomitantemente a instalação e retirada dos equipamentos procedeu-se a aferição dos parâmetros ambientais em cada um dos pontos amostrais, com o intuito de avaliar a influência destes, perante a dinâmica das populações locais. Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos os peixes capturados foram soltos novamente no rio Engano. Ao todo, foram registrados 67 exemplares, divididos entre 10 espécies, pertencentes a 06 famílias e 03 ordens, perfazendo um total de 3,625 kg.


- Monitoramento da fauna terrestre


As atividades de monitoramento da fauna silvestre foram realizadas em dois esforços trimestrais de campo, entre os dias 28 de junho a 04 de julho (13° trimestre), e 20 a 26 de setembro (14° trimestre) de 2021. Em ambos os trimestres foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos todas as áreas de influência da CGH Rafael. Além disso, foram feitas caminhadas nas estradas e acessos já existentes na Área de Influência direta (Raio de 500 Metros) da CGH Rafael. Todos os grupos receberam os esforços amostrais de acordo com a metodologia determinada. Através das amostragens foram identificadas 12 espécies de mamíferos, 63 espécies de aves, 08 espécies de anfíbios e 07 espécies de répteis.


- Monitoramento da qualidade da água


O monitoramento da qualidade da água foi realizado em dois esforços trimestrais, mais precisamente nos dias 29 de junho (13º trimestre), e 22 de setembro (14º trimestre) de 2021. As coletas foram realizadas em três pontos distintos, sendo o primeiro ponto no reservatório (P-01), o segundo no trecho de vazão reduzida (P-02) e o terceiro a jusante da casa de força (P-03).

O Índice da Qualidade da Água (IQA) classificou as amostras aferidas durante o 13º trimestre como “Boa” para todos os pontos amostrais. No 14º trimestre como “Regular” para todos os pontos amostrados.


- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


De acordo com a tabela de controle de resíduos preenchida pelo responsável, entre o dia 01 de maio ao dia 31 de outubro de 2021 foram 352,00 kg de resíduos, subdivididos em 30,00 kg de plástico, 2,00 kg de metal e 320,00 kg de resíduos orgânicos. Além da supervisão das lixeiras os profissionais da empresa Arbórea juntamente com o responsável pela manutenção do empreendimento, fizeram vistorias em todas as áreas de abrangência da CGH Rafael.

Neste 13º e 14º trimestre de monitoramento – 4º relatório semestral da fase de operação da CGH Rafael pode-se dizer que o volume gerado ficou dentro do previsto para esse período. Quanto à destinação dos resíduos recicláveis, todos foram encaminhados para a sede da linha Paraíso, que contém um ponto de coleta do município de Arabutã – SC, atendido pela empresa CRI – Coleta e Industrialização de Lixo LTDA – ME. Já os resíduos orgânicos retirados do canal adutor (restos de vegetação carreados pelo fluxo do rio Engano e do lajeado Rafael) foram utilizados como adubo em algumas áreas de recuperação ambiental, principalmente nos taludes localizados próximo ao início do canal adutor.


- Monitoramento e Conservação da Flora


Neste 4º semestre de monitoramento ambiental na fase de operação da CGH Rafael, durante o 13º e 14º trimestre de monitoramento ambiental, a equipe de supervisão da empresa Arbórea, realizou vistorias periódicas nas áreas onde foram realocadas as epífitas resgatadas durante as atividades de supressão vegetal, nos semestres durante a implantação da usina, avaliando o índice de sobrevivência dos indivíduos. No geral, os resultados mostraram-se satisfatórios, uma vez que todos apresentaram bons sinais de adaptação.


- Recuperação das Áreas Degradadas


As áreas destinadas à recuperação ambiental da CGH Rafael estão apresentando ótimas taxas de regeneração. A mortalidade de alguns exemplares é quase inevitável, isso porque, algumas espécies possuem características próprias, de difícil adaptação a alguns ambientes. Entretanto, como mostram os resultados, 100,00% das mudas que já estavam em desenvolvimento no semestre anterior, continuam se desenvolvendo, sendo nula neste semestre a taxa de mortalidade, sendo assim, encontra-se um total de 833 mudas em desenvolvimento nas áreas submetidas à recuperação ambiental. Além do bom desenvolvimento das mudas plantadas, várias espécies foram identificadas na área diretamente afetada da CGH Rafael, se regenerando de forma natural.

Considerando a rapidez do desenvolvimento das gramíneas, e a capacidade de drenagem superficial, como forma de proteção contra as erosões, será mantida a manutenção do plantio de vegetação herbácea no solo de todas as áreas destinadas a recuperação ambiental da CGH Rafael.


- Recuperação da Mata ciliar


A recuperação da faixa ciliar no entorno do reservatório da CGH Rafael no rio Engano e no Lajeado Rafael, de maneira geral, apresentou bons resultados, sendo que neste semestre não ocorreu mortalidade das mudas plantadas nos semestres anteriores. Durante as inspeções realizadas neste 4º semestre de monitoramento ambiental da fase de operação da CGH Rafael, a equipe da empresa Arbórea realizou a contagem e verificou o desenvolvimento de todas as mudas, sempre adotando medidas cabíveis para a obtenção de bons resultados. O número total de mudas em desenvolvimento nas áreas de recuperação da faixa ciliar do rio Engano e do Lajeado Rafael é de 805 mudas de espécies florestais nativas.

Considerando a rapidez do desenvolvimento das gramíneas, e a capacidade de drenagem superficial, e como forma de proteção contra as erosões, será mantida a manutenção do plantio de vegetação herbácea no solo de todas as áreas destinadas a recuperação da faixa ciliar do rio Engano e do Lajeado Rafael, quando necessário.

 

3º Semestre de Monitoramento Ambiental na Fase de Operação


As informações do 3° Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Rafael na fase de Operação, contemplam as atividades realizadas na área onde encontra-se implantado o empreendimento hidrelétrico entre os meses de novembro e dezembro de 2020 e janeiro de 2021 (11° Trimestre) e Fevereiro a abril de 2021 (12° Trimestre).


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade das atividades necessárias para implantação do empreendimento hidrelétrico. O acompanhamento das atividades do 11º e 12º trimestre de monitoramento ambiental da CGH Rafael, foram iniciadas no mês de novembro de 2020, sob supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, que realizou vistorias periódicas na usina, buscando verificar possíveis irregularidades ambientais e implantar, quando necessárias, ações corretivas.


- Construção civil


Durante o 1º semestre de monitoramento ambiental na fase de operação da CGH Rafael, entre os dias 10 e 11 do mês de junho de 2020, ocorreu o rompimento da ombreira do barramento, pela margem direita do Lajeado Rafael, devido as fortes chuvas que ocorreram na região. Seguindo o estabelecido na Licença Ambiental de Operação (LAO) da CGH Rafael, a empresa Cinética Energia LTDA solicitou ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) a autorização ambiental para implantação da ensecadeira e reconstrução da ombreira rompida. Em resposta, através do oficio IMA/CRO n° 777/2020, o IMA autorizou a reconstrução, desde que executados em conjunto todos programas ambientais instituídos na atual licença de operação (LAO n° 6826/2019). Após a emissão do ofício a empresa Cinética Energia LTDA iniciou os trabalhos de reparo (2º semestre da fase de operação da CGH Rafael).

Durante o 3º semestre de monitoramento ambiental da fase de operação da CGH Rafael, período que compõe o presente relatório, mais precisamente nos meses de novembro e dezembro de 2020 (11º trimestre) foi realizado a reconstrução da ombreira do barramento no Lajeado Rafael, sendo finalizado a construção no fim do mês de dezembro de 2020. Na sequência, no dia 05 de janeiro de 2021 foi realizada a desmobilização da ensecadeira provisória. No dia 15 de janeiro de 2021 foi enchido do reservatório do Lajeado Rafael, seguindo todos procedimentos necessários de resgate e salvamento da fauna.


- Implantação de placas informativas


A sinalização do empreendimento consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias, cuja função é garantir a segurança dos usuários e trabalhadores. Para conhecimento do público em geral, logo no início da operação da CGH Rafael foram instaladas próximas à casa de força, placas de controle ambiental, proibindo a caça e pesca, nas áreas de influências do empreendimento. Para evitar a aglomeração de curiosos e possíveis acidentes indesejados, foram implantadas placas alertando a proibição de pessoas não autorizadas a entrarem na área da usina. Nas vias de acesso, buscando evitar acidentes, foram colocadas placas informando a velocidade permitida de 20km/h para o tráfego de veículos. Próximo ao canal, mais precisamente ao lado da ponte de acesso a CGH Rafael, foi instalado uma placa com informação da Licença Ambiental de Operação do empreendimento, concedida á empresa Cinética Energia LTDA.

Neste 3º semestre de monitoramento ambiental, não foram implantadas novas placas, apenas foram monitoradas as já existentes na área de abrangência da CGH Rafael.

- Monitoramento da Estabilidade dos Taludes


Neste 3º semestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Rafael, que corresponde aos meses de novembro de 2020 a abril de 2021, a equipe de profissionais da empresa Arbórea conduziu o monitoramento dos taludes presentes na área diretamente afetada da CGH Rafael. Durante as inspeções, buscaram-se além de supervisionar a instabilidade, evitar as possíveis erosões e deslizamentos nos taludes. De maneira geral, os resultados foram satisfatórios, pois as mudas e gramíneas plantadas nos semestres anteriores apresentaram 100% de desenvolvimento e boa taxa de germinação, e além disso, foi identificada a regeneração natural de várias espécies, destacando-se entre elas as espécies: Mimosa scabrella (Bracatinga), Solanum mauritianum (Fumeiro-bravo) e Trema micrantha (Candíuva).


- Comunicação Social e Educação Ambiental

O levantamento da população que reside próximo ao local de implantação da CGH Rafael, bem como, da comunidade comercial e escolar da rede municipal de Arabutã - SC foi realizado ainda nas campanhas anteriores. Através dos dados apurados buscou-se desenvolver materiais que trouxessem conhecimento aos Arabutanenses, tanto sobre as atividades realizadas durante a operação do empreendimento hidrelétrico (comunicação social), assim como, sobre temas de conservação ambiental (educação ambiental).

A utilização do método de comunicação direta com a população vem se mostrando eficaz, pois grande parte dos moradores já transmitem segurança em relação a operação da usina no município, isso porque, compreendem que todas dúvidas, sugestões ou reclamações seriam atendidas pela equipe gestora que trimestralmente visita suas residências.

No dia 25 de janeiro de 2021 a equipe da empresa Arbórea Estudos Ambientais esteve em Arabutã – SC para realizar as atividades do 11º trimestre do programa de comunicação social e educação ambiental da CGH Rafael. As ações elaboradas para comunicação social buscaram manter uma ligação direta entre o empreendedor e a população residente próxima ao empreendimento, o contato foi feito por meio da entrega de um folder informativo, contendo informações a respeito das atividades de monitoramento ambiental executadas na fase de operação da CGH Rafael, bem como, sobre o andamento da recuperação das áreas degradadas.

Para o programa de educação ambiental a equipe entregou informativos a respeito da importância das unidades de conservação, que são áreas naturais passiveis de proteção devido as suas características especiais. Ainda, foram abordados os aspectos do Parque Estadual Fritz Plaumann, localizado no município de Concórdia e distante do município de Arabutã e do empreendimento CGH Rafael, cerca de aproximadamente 42 km.

No 12º trimestre de comunicação social da CGH Rafael, a empresa Cinética Energia LTDA, através de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA à população da linha Paraíso, residentes próximos à CGH Rafael, comunicou de forma breve sobre as atividades e metodologias realizadas durante o Programa de Monitoramento da Mastofauna que vem sendo executado trimestralmente nas áreas de abrangência do empreendimento.

No dia 14 de abril de 2021 a equipe também esteve realizando as atividades do 12º trimestre do programa de educação ambiental com os comerciantes e moradores do centro do município de Arabutã – SC. Na ocasião foi apresentada a população a grande importância da preservação e da recuperação das matas ciliares, as quais são fundamentais para proteção dos recursos hídricos, atuando como barreira natural, protegendo os rios, mantendo a qualidade da água, e estabilizando o solo nas margens, evitando erosão, desmoronamentos e assoreamentos.


- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Engano


O monitoramento da ictiofauna foi realizado entre os dias 26 e 27 de janeiro (11º Esforço amostral), e 30 e 31 de março (12º Esforço amostral) de 2021. As capturas foram realizadas com petrechos de pesca idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer, permanecendo instaladas no rio Engano 12 horas por esforço amostral. Em cada ponto foram instaladas 03 redes de espera, com 15 metros de comprimento e altura de 1,8 metros com malhas 1,5, 2,5, e 3,5 cm.

Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa de 8 metros de comprimento com malha 1,5 os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes de espera, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances.

Concomitantemente a instalação e retirada dos equipamentos procedeu-se a aferição dos parâmetros ambientais em cada um dos pontos amostrais, com o intuito de avaliar a influência destes, perante a dinâmica das populações locais. Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos os peixes capturados foram soltos novamente no rio Engano. Ao todo, foram registrados 158 exemplares, divididos entre 16 espécies, pertencentes a 04 ordens e 07 famílias.


- Monitoramento da fauna terrestre


As atividades de monitoramento da fauna silvestre foram realizadas em dois esforços trimestrais de campo, entre os dias 25 a 31 de janeiro (11° trimestre), e 12 à 18 de abril (12° trimestre) de 2021. Em ambos os trimestres foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos todas as áreas de influência da CGH Rafael. Além disso, foram feitas caminhadas nas estradas e acessos já existentes na Área de Influência direta (Raio de 500 Metros) da CGH Rafael. Todos os grupos receberam os esforços amostrais de acordo com a metodologia determinada. Através das amostragens foram identificadas 12 espécies de mamíferos, 66 espécies de aves, 07 espécies de Anfíbios e 06 espécies de Répteis.


- Monitoramento da qualidade da água


O monitoramento da qualidade da água foi realizado em dois esforços trimestrais, mais precisamente nos dias 26 de janeiro (11º trimestre), e 30 de março (12º trimestre) de 2021. As coletas foram realizadas em três pontos distintos, sendo o primeiro ponto no reservatório (P-01), o segundo no trecho de vazão reduzida (P-02) e o terceiro a jusante da casa de força (P-03).

O Índice da Qualidade da Água (IQA) classificou as amostras aferidas durante o 11º trimestre como “Regular” para o ponto P01 e “Ruim” para os pontos P02 e P03. No 12º trimestre como “Boa” para todos os pontos amostrados.


- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


De acordo com a tabela de controle de resíduos preenchida pelo responsável, entre o dia 01 de novembro de 2020 ao dia 30 de abril de 2021 foram gerados 540,00 kg de resíduos, subdivididos em 100,00 kg de plástico, 40,00 kg de metal e 410,00 kg de resíduos orgânicos. Além da supervisão das lixeiras os profissionais da empresa Arbórea juntamente com o responsável pela manutenção do empreendimento, fizeram vistorias em todas as áreas de abrangência da CGH Rafael.

Neste 11º e 12º trimestre de monitoramento – 3º relatório semestral da fase de operação da CGH Rafael pode-se dizer que o volume gerado ficou dentro do previsto para esse período. Quanto à destinação dos resíduos recicláveis, todos foram encaminhados para a sede da linha Paraíso, que contém um ponto de coleta do município de Arabutã – SC, atendido pela empresa CRI – Coleta e Industrialização de Lixo LTDA – ME. Já os resíduos orgânicos retirados do canal adutor (restos de vegetação carreados pelo fluxo do rio Engano e do lajeado Rafael) foram utilizados como adubo em algumas áreas de recuperação ambiental, principalmente nos taludes localizados próximo ao início do canal adutor.


- Monitoramento e Conservação da Flora


Neste 3º semestre de monitoramento ambiental na fase de operação da CGH Rafael, durante o 11º e 12º trimestre de monitoramento ambiental, a equipe de supervisão da empresa Arbórea, realizou vistorias periódicas nas áreas onde foram realocadas as epífitas resgatadas durante as atividades de supressão vegetal, nos semestres durante a implantação da usina, avaliando o índice de sobrevivência dos indivíduos. No geral, os resultados mostraram-se satisfatórios, uma vez que todos apresentaram bons sinais de adaptação.


- Recuperação das Áreas Degradadas


As áreas destinadas à recuperação ambiental da CGH Rafael estão apresentando ótimas taxas de regeneração. A mortalidade de alguns exemplares é quase inevitável, isso porque, algumas espécies possuem características próprias, de difícil adaptação a alguns ambientes. Entretanto, como mostram os resultados, 100,00% das mudas que já estavam em desenvolvimento no semestre anterior, continuam se desenvolvendo, sendo nula neste semestre a taxa de mortalidade. Além do bom desenvolvimento das mudas plantadas, várias espécies foram identificadas na área diretamente afetada da CGH Rafael, se regenerando de forma natural.

Considerando a rapidez do desenvolvimento das gramíneas, e a capacidade de drenagem superficial, e como forma de proteção contra as erosões, será mantida a manutenção do plantio de vegetação herbácea no solo de todas as áreas destinadas a recuperação ambiental da CGH Rafael.


- Recuperação da Mata ciliar


A recuperação da faixa ciliar no entorno do reservatório da CGH Rafael no rio Engano e no Lajeado Rafael, de maneira geral, apresentou bons resultados, sendo que neste semestre não ocorreu mortalidade das mudas plantadas nos semestres anteriores. Durante as inspeções realizadas neste 3º semestre de monitoramento ambiental da fase de operação da CGH Rafael, a equipe da empresa Arbórea realizou a contagem e verificou o desenvolvimento de todas as mudas, sempre adotando medidas cabíveis para a obtenção de bons resultados. O número total de mudas em desenvolvimento nas áreas de recuperação da faixa ciliar do rio Engano e do Lajeado Rafael é de 250 mudas de espécies florestais nativas.

Considerando a rapidez do desenvolvimento das gramíneas, e a capacidade de drenagem superficial, e como forma de proteção contra as erosões, será mantida a manutenção do plantio de vegetação herbácea no solo de todas as áreas destinadas a recuperação da faixa ciliar do rio Engano e do Lajeado Rafael, quando necessário.


- Enchimento do reservatório


Com as atividades de reconstrução da ombreira do barramento do Lajeado Rafael concluídas (IMA/CRO n° 777/2020), no dia 15 de janeiro foi realizado o enchimento do pequeno reservatório. As etapas de formação do reservatório foram acompanhadas pelos biólogos e demais técnicos da empresa Arbórea Estudos Ambientais, que aplicaram toda metodologia de resgate e salvamento da fauna aquática (ictiofauna e macroinvertebrados) necessária. Devido ao volume de água do lajeado estar elevado no dia do enchimento e o tamanho do reservatório ser pequeno, o enchimento ocorreu em um curto período de tempo. Ressalta-se que não foi necessário resgatar nenhum exemplar durante o enchimento do reservatório, visto que não foram encontrados animais em locais de risco.

 

2º Semestre de Monitoramento Ambiental na Fase de Operação


As informações do 2° Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Rafael na fase de Operação, contemplam as atividades realizadas na área onde encontra-se implantado o empreendimento hidrelétrico entre os meses de Maio à Julho de 2020 (9° Trimestre) e Agosto à Outubro de 2020 (10° Trimestre).


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade das atividades necessárias para implantação do empreendimento hidrelétrico. O acompanhamento das atividades do 9º e 10º trimestres de monitoramento ambiental da CGH Rafael, foram iniciadas no mês de maio de 2020, sob supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, que realizou vistorias periódicas na usina, buscando verificar possíveis irregularidades ambientais e implantar, quando necessárias, ações corretivas.




- Construção civil


No mês de junho de 2020, ainda durante o 9º trimestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Rafael, mais precisamente entre os dias 10 e 11 foram registradas fortes chuvas na região. O grande volume de água acabou rompendo a ombreira do barramento, pela margem direita do Lajeado Rafael. Seguindo o estabelecido na LAO da CGH Rafael, a empresa Cinética Energia LTDA solicitou ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) a autorização ambiental para implantação da ensecadeira e reconstrução da ombreira rompida. Em resposta, através do oficio IMA/CRO n° 777/2020, o IMA autorizou a reconstrução, desde que executados em conjunto com todos os programas ambientais instituídos na atual licença de operação (LAO n° 6826/2019). As atividades foram iniciadas com a conformação e retirada de todo o material que se encontrava acumulado na área atingida. Em seguida foi feita a ensecadeira e dado início aos procedimentos necessários para reparação dos danos causados à ombreira.




- Implantação de placas informativas


A sinalização do empreendimento consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias, cuja função é garantir a segurança dos usuários e trabalhadores. Para conhecimento do público em geral, foram instaladas próximas à casa de força, placas de controle ambiental, proibindo a caça e pesca, nas áreas de influências da CGH Rafael. Para evitar a aglomeração de curiosos e possíveis acidentes indesejados, foram implantadas placas alertando a proibição de pessoas não autorizadas a entrarem nas áreas de abrangência da usina. Nas vias de acesso, buscando evitar acidentes, foram colocadas placas informando a velocidade permitida de 20km/h para o tráfego de veículos. Próximo ao canal, mais precisamente ao lado da ponte de acesso a CGH Rafael, foi instalado uma placa contendo informação a respeito da Licença Ambiental de Operação do empreendimento, concedida á empresa Cinética Energia LTDA. Neste 2º semestre de monitoramento ambiental, não foram realizadas a implantação de novas placas, apenas foram monitoradas as já existentes na área de abrangência da CGH Rafael.



- Monitoramento da Estabilidade dos Taludes


Neste 2º semestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Rafael, que corresponde aos meses de maio à outubro de 2020, a equipe de profissionais da empresa Arbórea, conduziu o monitoramento dos taludes presentes na área diretamente afetada da CGH Rafael. Durante as vistorias, buscaram-se além de supervisionar a instabilidade, evitar as possíveis erosões e deslizamentos nos taludes. Em ambos os trimestres (9º e 10º trimestres de monitoramento ambiental), foi feita a manutenção da cobertura vegetal, através da semeadura de novas culturas de gramíneas. No talude do acesso a casa de força da usina foram plantadas 10 mudas de espécies florestais nativas. No geral, os resultados foram satisfatórios, pois as espécies semeadas apresentaram boa taxa de desenvolvimento, além disso, foi identificada a regeneração natural de várias espécies, sendo a Mimosa scabrella (Bracatinga) de maior destaque.



- Comunicação Social e Educação Ambiental


O levantamento da população que reside próximo ao local de implantação da CGH Rafael, bem como, da comunidade comercial e escolar da rede municipal de Arabutã - SC foi realizado ainda nas campanhas anteriores. Através dos dados apurados buscou-se desenvolver materiais que trouxessem conhecimento aos Arabutanenses, tanto sobre as atividades realizadas durante a operação do empreendimento hidrelétrico (comunicação social), assim como, sobre temas de conservação ambiental (educação ambiental). A utilização do método de comunicação direta com a população vem se mostrando eficaz, pois grande parte dos moradores já transmitem segurança em relação a operação da usina no município, isso porque, compreendem que todas dúvidas, sugestões ou reclamações seriam atendidas pela equipe gestora que trimestralmente visita suas residências. No dia 21 de Julho de 2020 a equipe da empresa Arbórea Estudos Ambientais esteve em Arabutã - SC, para realizar as atividades do 9º trimestre do programa de comunicação social e educação ambiental da CGH Rafael. As ações elaboradas para comunicação social buscaram manter uma ligação direta entre o empreendedor e a população residente próxima ao empreendimento, o contato foi feito por meio da entrega de um folder informativo, contendo informações a respeito das atividades ambientais que estão ocorrendo durante a fase de operação da CGH Rafael.



Para execução do programa de Educação Ambiental a equipe entregou informativos a respeito dos objetivos globais de desenvolvimento sustentável, tendo por meta fortalecer a paz universal, erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões e o desenvolvimento sustentável.



No 10º trimestre de comunicação social da CGH Rafael, através de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais à população da linha Paraíso e residentes próximos à CGH Rafael, comunicou de forma breve sobre o Programa de Monitoramento da Ictiofauna, que vem ocorrendo trimestralmente nas áreas de abrangência da CGH Rafael. O monitoramento da Ictiofauna do Rio Engano é fundamental para identificar o modo que o ambiente vem respondendo aos impactos antrópicos.




- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Engano


O monitoramento da ictiofauna foi realizado entre os dias 15 e 16 de julho (9º Esforço amostral), e 21 e 22 de outubro (10º Esforço amostral) de 2020. As capturas foram realizadas com petrechos de pesca idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer, permanecendo instaladas no rio Engano 12 horas por esforço amostral. Em cada ponto foram instaladas 03 redes de espera, com 15 metros de comprimento e altura de 1,8 metros com malhas 1,5, 2,5, e 3,5 cm. Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa de 8 metros de comprimento com malha 1,5 os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes de espera, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances. Concomitantemente a instalação e retirada dos equipamentos procedeu-se a aferição dos parâmetros ambientais em cada um dos pontos amostrais, com o intuito de avaliar a influência destes, perante a dinâmica das populações locais. Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos os peixes capturados foram soltos novamente no rio Engano. Ao todo, foram registrados 182 exemplares, divididos entre 21 espécies, pertencentes a 03 ordens e 06 famílias.





- Resgate e Salvamento da Ictiofauna


No dia 15 de outubro de 2020 (10º trimestre), para serem iniciados os reparos da ombreira do barramento foi necessário realizar o manejo do Lajeado Rafael, através da implantação de uma ensecadeira provisória. No trecho ensecado foi feito o resgate e salvamento da Ictiofauna. Os procedimentos de resgate foram executados pelos biólogos e demais técnicos da empresa Arbórea. A fauna aquática resgatada no trecho de reconstrução da ombreira do barramento do Lajeado Rafael, é composta por espécies nativas, com migração de pequena amplitude e com hábitos alimentares de peixes onívoros. Durante o salvamento foram resgatados 57 peixes, pertencentes a 10 espécies, 05 famílias e 03 ordens. A biomassa da ictiofauna resgatada equivaleu a 0,799 kg. Nenhuma das espécies identificadas está inclusa na lista de ameaçadas de extinção do estado de Santa Catarina, descrita por Zaniboni Filho, 2008. Todos os indivíduos foram soltos à jusante do barramento da CGH Rafael, no Lajeado Rafael.




- Monitoramento da fauna terrestre


As atividades de monitoramento da fauna silvestre foram realizadas em dois esforços trimestrais de campo, entre os dias 13 a 19 de julho (9° trimestre), e 19 à 25 de outubro (10° trimestre) de 2020. Em ambos os trimestres foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos todas as áreas de influência da CGH Rafael. Além disso, foram feitas caminhadas nas estradas e acessos já existentes na Área de Influência direta (Raio de 500 Metros) da CGH Rafael. Todos os grupos receberam os esforços amostrais de acordo com a metodologia determinada. Através das amostragens foram identificadas 13 espécies de mamíferos, 92 espécies de aves, 06 espécies de Anfíbios e 09 espécies de Répteis.





- Monitoramento da qualidade da água


O monitoramento da qualidade da água foi realizado em dois esforços trimestrais, mais precisamente nos dias 27 de julho (9º trimestre), e 16 de setembro (10º trimestre) de 2020. As coletas foram realizadas em três pontos distintos, sendo o primeiro ponto no reservatório (P-01), o segundo no trecho de vazão reduzida (P-02) e o terceiro a jusante da casa de força (P-03).

Os índices da qualidade da água (IQA) classificaram as amostras como “Boa” para todos os pontos amostrados durante o 9º e 10º trimestres.



- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


No 9º e 10º trimestres de monitoramento – 2º semestre de operação da CGH Rafael, de acordo com a tabela de controle preenchida pelo responsável, do dia 01 de maio ao dia 31 de outubro de 2020 foram gerados: 2.855,00 kg de resíduos. Sendo, 10,0 kg de Papel/Papelão/isopor; 15,0 kg de Plásticos; 2.800,00 kg de Resíduos Orgânicos. Pode-se dizer que o volume gerado ficou dentro do previsto para esse período.

Quanto à destinação dos resíduos recicláveis, foram encaminhados para a sede da linha Paraíso, que contém um ponto de coleta do município de Arabutã – SC, atendido pela empresa CRI – Coleta e Industrialização de Lixo LTDA – ME. Já os resíduos orgânicos foram encaminhados uma parte para as lixeiras da praça municipal, segundo a orientação do Sr. Harry Vanderlei Petry - Diretor de agricultura. Ind. Com. Serv. e Meio Ambiente da Prefeitura de Arabutã – SC, a coleta no centro do município é realizada 3 vezes por semana (segundas, quartas e sextas-feiras), e o restante dos resíduos foi utilizado como adubo nas áreas em recuperação ambiental da CGH Rafael.



- Monitoramento e Conservação da Flora


Neste 2º semestre de operação da CGH Rafael, durante o 9º e 10º trimestre de monitoramento ambiental, a equipe de supervisão da empresa Arbórea, realizou vistorias periódicas nas áreas onde foram realocadas as epífitas resgatadas durante as atividades de supressão vegetal, nos trimestres anteriores, avaliando o índice de sobrevivência dos indivíduos. No geral, os resultados mostraram-se satisfatórios, uma vez que todos apresentaram bons sinais de adaptação.




- Recuperação das Áreas Degradadas


As áreas destinadas a recuperação ambiental da CGH Rafael estão apresentando ótimas taxas de regeneração. A mortalidade de alguns exemplares é quase inevitável, isso porque, algumas espécies possuem características próprias, de difícil adaptação a alguns ambientes. Entretanto, como mostram os resultados do 9º e 10º trimestres de monitoramento ambiental da CGH Rafael, 93,95% das mudas plantadas estão se desenvolvendo, enquanto 6,05% foram registradas mortas. Ressalva-se que todos exemplares que não se desenvolveram serão replantados no próximo semestre. No geral, os resultados são satisfatórios, haja visto que além do percentual de desenvolvimento ser alto, várias espécies foram identificadas na área diretamente afetada da CGH Rafael, se regenerando de forma natural.

Considerando a rapidez do desenvolvimento das gramíneas, e a capacidade de drenagem superficial, e como forma de proteção contra as erosões, será mantida a manutenção do plantio de vegetação herbácea no solo de todas as áreas destinadas a recuperação ambiental da CGH Rafael.





- Recuperação da Mata ciliar


A recuperação da Mata Ciliar do rio Engano e do Lajeado Rafael, neste 9º e 10º trimestres de monitoramento ambiental, de maneira geral, apresentou bons resultados. Durante as supervisões realizadas neste 2º semestre de operação da CGH Rafael, a equipe da empresa Arbórea buscou verificar o desenvolvimento de todas as mudas, sempre adotando medidas cabíveis para a obtenção de bons resultados. De acordo com os dados apurados em campo, a mortalidade das mudas plantadas nos trimestres anteriores, foi praticamente nula.

Considerando a rapidez do desenvolvimento das gramíneas, e a capacidade de drenagem superficial, e como forma de proteção contra as erosões, foi mantida a manutenção do plantio de vegetação herbácea no solo de todas as áreas destinadas a recuperação da mata ciliar do rio Engano e do Lajeado Rafael.




 

1º Semestre de Monitoramento Ambiental na Fase de Operação


As informações do 1° Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Rafael na fase de Operação, contemplam as atividades realizadas na área onde encontra-se implantado o empreendimento hidrelétrico entre os meses de Novembro de 2019 a Janeiro de 2020 (7° Trimestre) e Fevereiro a Abril de 2020 (8° Trimestre).


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade das atividades necessárias para implantação do empreendimento hidrelétrico. O acompanhamento das atividades do 7º e 8º trimestres de monitoramento ambiental da CGH Rafael, foram iniciadas no mês de novembro de 2019, sob supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, que realizou vistorias periódicas na usina, buscando verificar possíveis irregularidades ambientais e implantar, quando necessárias, ações corretivas.




- Implantação de placas informativas


A sinalização do empreendimento consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias, cuja função é garantir a segurança dos usuários e trabalhadores.

Para conhecimento do público em geral, foram instaladas próximas à casa de força, placas de controle ambiental, proibindo a caça e pesca, nas áreas de influências da CGH Rafael. Para evitar a aglomeração de curiosos e possíveis acidentes indesejados, foram implantadas placas alertando a proibição de pessoas não autorizadas a entrarem nas áreas de abrangência da usina. Nas vias de acesso, buscando evitar acidentes, foram colocadas placas informando a velocidade permitida de 20km/h para o tráfego de veículos. Próximo ao canal, mais precisamente ao lado da ponte de acesso a CGH Rafael, foi instalado uma placa contendo informação a respeito da Licença Ambiental de Operação do empreendimento, concedida à empresa Cinética Energia LTDA. Ainda neste semestre, foram monitoradas as placas já existentes, implantadas ainda na fase de implantação, nas áreas de influência da CGH Rafael.



- Monitoramento da Estabilidade dos Taludes


Neste 1º semestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Rafael, que corresponde aos meses de novembro de 2019 à abril de 2020, a equipe de profissionais da empresa Arbórea, conduziu o monitoramento dos taludes presentes na área diretamente afetada da CGH Rafael. Durante as vistorias, buscaram-se além de supervisionar a instabilidade, evitar as possíveis erosões e deslizamentos nos taludes. Em ambos os trimestres (7º e 8º trimestre de monitoramento ambiental), foi feita a manutenção da cobertura vegetal, através da semeadura de novas culturas de gramíneas. No geral, os resultados foram satisfatórios, pois as espécies semeadas apresentaram boa taxa de desenvolvimento, e além disso, foi identificada a regeneração natural de várias espécies, sendo a Mimosa scabrella (Bracatinga) de maior destaque.




- Comunicação Social e Educação Ambiental


O levantamento da população que reside próximo ao local de implantação da CGH Rafael, bem como, da comunidade comercial e escolar da rede municipal de Arabutã - SC foi realizado ainda nas campanhas anteriores. Através dos dados apurados buscou-se desenvolver materiais que trouxessem conhecimento aos Arabutanenses, tanto sobre as etapas de construção do empreendimento hidrelétrico (comunicação social), assim como, sobre temas de conservação ambiental (educação ambiental).

A utilização do método de comunicação direta com a população vem se mostrando eficaz, pois grande parte dos moradores já transmitem segurança em relação a operação da usina no município, isso porque, compreendem que todas dúvidas, sugestões ou reclamações seriam atendidas pela equipe gestora que trimestralmente visita suas residências.

No dia 12 de novembro de 2019 a equipe da empresa Arbórea Estudos Ambientais esteve em Arabutã - SC, para realizar as atividades do 7º trimestre do programa de comunicação social e educação ambiental da CGH Rafael. As ações elaboradas para comunicação social buscaram manter uma ligação direta entre o empreendedor e a população residente próxima ao empreendimento, o contato foi feito por meio da entrega de um folder informativo, contendo informações a respeito da importância das matas ciliares para os cursos d’água e para o solo, também foram elencados tópicos a respeito do programa de recuperação da mata ciliar, que está sendo implementado na CGH Rafael.

Para execução do programa de Educação Ambiental a equipe entregou informativos sobre a espécie Araucaria angustifolia, conhecida popularmente como Pinheiro-do-paraná ou Araucária. O principal objetivo de se discutir este assunto foi conscientizar a população a respeito da presença da espécie na região, frisando a importância da sua conservação, já que a espécie se encontra atualmente na lista das Espécies Ameaçadas de Extinção na categoria Criticamente em Perigo (CR).



Ainda no dia 12 de novembro de 2019, por solicitação do diretor em outras campanhas, a equipe da empresa Arbórea ministrou uma palestra aos alunos do 6º ano do período vespertino da Escola de Educação Básica Arabutã, abordando o tema “Queimadas”. O assunto foi amplamente discutido, uma vez que estavam ocorrendo extensas queimadas na Amazônia, neste período. Após a palestra foi repassado um vídeo informativo aos alunos, demonstrando a importância e o funcionamento de uma Central Geradora Hidrelétrica.

Os alunos demostraram grande interesse em saber mais sobre as queimadas, principalmente em como ajudar no combate aos incêndios florestais. Muitos já estavam cientes da implantação da CGH Rafael, isso porque o assunto já vinha sendo trabalhado no município e escolas nos trimestres anteriores.



No 8º trimestre de comunicação social da CGH Rafael, a empresa Cinética Energia LTDA, através de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, à população da linha Paraíso, residentes próximo à CGH Rafael, comunicou de forma breve sobre o pedido de Licença Ambiental de Operação da usina, protocolado junto ao Instituto do Meio Ambiente – IMA. A elaboração deste material teve por intuito divulgar o trabalho de monitoramento da fauna realizado, e contribuir para o conhecimento dos moradores em relação a diversidade de espécies da fauna registradas na região, bem como, as novidades relacionadas a CGH Rafael.



Ainda no dia 24 de abril a equipe multidisciplinar da empresa Arbórea Estudos Ambientais, trabalhou com os alunos da 4ª série da Escola Municipal Urbana Paulo Freire, sobre o Dia Mundial da Vida Selvagem. A disseminação de conhecimento deu-se através da apresentação de uma pequena palestra com a abordagem do tema. Para contribuir com o aprendizado e frisar a importância da preservação do planeta aos jovens, foram apresentados também vídeos educativos voltados ao assunto.



- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Engano


O monitoramento da ictiofauna foi realizado entre os dias 28 e 29 de janeiro (7º Esforço amostral), e 29 e 30 de abril (8º Esforço amostral) de 2020. As capturas foram realizadas com petrechos de pesca idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer, permanecendo instaladas no rio Engano 12 horas por esforço amostral. Em cada ponto foram instaladas 03 redes de espera, com 15 metros de comprimento e altura de 1,8 metros com malhas 1,5, 2,5, e 3,5 cm.

Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa de 8 metros de comprimento com malha 1,5 os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes de espera, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances.

Concomitantemente a instalação e retirada dos equipamentos procedeu-se a aferição dos parâmetros ambientais em cada um dos pontos amostrais, com o intuito de avaliar a influência destes, perante a dinâmica das populações locais. Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos os peixes capturados foram soltos novamente no rio Engano. Ao todo, foram registrados 171 exemplares, divididos entre 15 espécies, pertencentes a 03 ordens e 06 famílias.





- Monitoramento da fauna terrestre


As atividades de monitoramento da fauna silvestre foram realizadas em dois esforços trimestrais de campo, entre os dias 25 a 31 de janeiro (7° trimestre), e 13 à 19 de abril (8° trimestre) de 2020. Em ambos os trimestres foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos todas as áreas de influência da CGH Rafael. Além disso, foram feitas caminhadas nas estradas e acessos já existentes na Área de Influência direta (Raio de 500 Metros) da CGH Rafael. Todos os grupos receberam os esforços amostrais de acordo com a metodologia determinada. Através das amostragens foram identificadas 21 espécies de mamíferos, 75 espécies de aves, 06 espécies de Anfíbios e 06 espécies de Répteis.





- Monitoramento da qualidade da água


O monitoramento da qualidade da água foi realizado em dois esforços trimestrais, mais precisamente nos dias 28 de janeiro (7º trimestre), e 27 de abril (8º trimestre) de 2020. As coletas foram realizadas em três pontos distintos, sendo o primeiro ponto no futuro reservatório (P-01), o segundo no trecho de vazão reduzida (P-02), e o terceiro a jusante da casa de força (P-03).

Os índices da qualidade da água (IQA) apresentaram variância entre os esforços amostrais. No 7° trimestre os valores apurados classificaram as amostras como “Boa” para todos os pontos amostrados. Já no 8° trimestre a qualidade da água foi considerada “Boa e Ótima”.



- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


Neste 7º e 8º trimestres de monitoramento – 1º semestre de operação da CGH Rafael, de acordo com a tabela de controle preenchida pelo responsável, do dia 01 de novembro de 2019 ao dia 30 de abril de 2020 foram gerados: 27 kg de resíduos e 10 m3 de madeira. Sendo, 2,0 kg de Papel/Papelão/isopor; 14,0 kg de Plásticos; 11,0 kg de Resíduos Orgânicos. Pode-se dizer que o volume gerado ficou dentro do previsto para esse período.

Quanto à destinação dos resíduos recicláveis, foram encaminhados para a sede da linha Paraíso, que contém um ponto de coleta do município de Arabutã – SC, atendido pela empresa CRI – Coleta e Industrialização de Lixo LTDA – ME. Já os resíduos orgânicos foram encaminhados para as lixeiras da praça municipal, segundo a orientação do Sr. Harry Vanderlei Petry - Diretor de agricultura. Ind. Com. Serv. e Meio Ambiente da Prefeitura de Arabutã – SC, a coleta no centro do município é realizada 3 vezes por semana (segundas, quartas e sextas-feiras).



- Resgate e Conservação da Flora


Neste 1º semestre de operação da CGH Rafael, durante o 7º e 8º trimestre de monitoramento ambiental, a equipe de supervisão da empresa Arbórea, realizou vistorias periódicas nas áreas onde foram realocadas as epífitas resgatadas durante as atividades de supressão vegetal, nos trimestres anteriores, avaliando o índice de sobrevivência dos indivíduos. No geral, os resultados mostraram-se satisfatórios, uma vez que todos apresentaram bons sinais de adaptação.




- Recuperação das Áreas Degradadas

As áreas destinadas a recuperação ambiental da CGH Rafael estão apresentando ótimas taxas de regeneração. A mortalidade de alguns exemplares é quase inevitável, isso porque, algumas espécies possuem características próprias, de difícil adaptação a alguns ambientes. Entretanto, como mostram os resultados do 7º e 8º trimestre de monitoramento ambiental da CGH Rafael, 70,28% das mudas plantadas estão se desenvolvendo, enquanto 29,72% foram registradas mortas. Ressalva-se que todos exemplares que não se desenvolveram serão replantados no próximo semestre. No geral, os resultados são satisfatórios, haja visto que além do percentual de desenvolvimento ser alto, várias espécies foram identificadas na área diretamente afetada da CGH Rafael, se regenerando de forma natural.

Considerando a rapidez do desenvolvimento das gramíneas, e a capacidade de drenagem na superficial, e como forma de proteção contra as erosões, será mantida a manutenção do plantio de vegetação herbácea no solo de todas as áreas destinadas a recuperação ambiental da CGH Rafael.




- Recuperação da Mata ciliar


A recuperação da Mata Ciliar do rio Engano e do Lajeado Rafael, neste 7º e 8º trimestre de monitoramento ambiental, de maneira geral, apresentou bons resultados. Durante as supervisões realizadas neste 1º semestre de operação da CGH Rafael, a equipe da empresa Arbórea buscou verificar o desenvolvimento de todas as mudas, sempre adotando medidas cabíveis para a obtenção de bons resultados. De acordo com os dados apurados em campo, a mortalidade das mudas plantadas nos trimestres anteriores, foi praticamente nula.

Considerando a rapidez do desenvolvimento das gramíneas, e a capacidade de drenagem na superficial, e como forma de proteção contra as erosões, foi mantida a manutenção do plantio de vegetação herbácea no solo de todas as áreas destinadas a recuperação da mata ciliar do rio Engano e do Lajeado Rafael.




- Implantação da Cerca no Canal Adutor


Em atendimento a condicionante especifica da Licença Ambiental de Operação n° 6826/2019, que determina que todo o canal adutor da CGH Rafael deverá ser devidamente cercado, informamos que ainda no mês de março de 2020, durante o 7º trimestre de monitoramento ambiental, a empresa Cinética Energia LTDA realizou o cercamento total do canal adutor da CGH Rafael. A cerca foi feita com 08 fios de arames de aço, buscando evitar quedas de animais e até mesmo de pessoas, garantindo maior segurança.



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo