top of page
Buscar

CGH ARIRANHA

Foto do escritor: Arbórea Arbórea

Atualizado: 4 de out. de 2022

ARIRANHA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA LTDA.


A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Ariranha foi implantada pela empresa Ariranha Geração de Energia Elétrica LTDA, inscrita no CNPJ nº 14.059.605/0001-62, com sede na comunidade de Linha Chapada, S/N, CEP: 89.778-00, Zona Rural do Município de Arvoredo–SC.

As informações descritas neste blog tratam-se de ações desenvolvidas no escopo de cada Programa Ambiental específico da CGH Ariranha, de modo a atender as condicionantes ambientais estabelecidas na Licença Ambiental de Instalação n° 2592/2016 e na Licença Ambiental de Operação nº 8193/2019.



 

5º SEMESTRE DE MONITORAMENTO AMBIENTAL - FASE DE OPERAÇÃO


As informações do 5º Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Ariranha na fase de operação, contemplam as atividades realizadas na área onde encontra-se implantado o empreendimento hidrelétrico entre os meses de Janeiro a Março de 2022 (19º Trimestre) e Abril a Junho de 2022 (20º Trimestre).


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade nas atividades de operação da CGH Ariranha. A equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, realizou no período de janeiro a junho de 2022, vistorias periódicas na obra. Nas inspeções os profissionais buscaram verificar possíveis irregularidades ambientais, e implantar nestes casos, ações corretivas.




- Monitoramento, Resgate e Conservação da Fauna Silvestre


O monitoramento da fauna silvestre da CGH Ariranha foi realizado nas áreas de influência da usina, através de buscas intensivas e em dias aleatórios. As buscas intensivas ocorreram entre os dias 14 a 20 de março de 2022 (19º trimestre), e 04 a 10 de junho de 2022 (20º trimestre). Foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos. Durante o esforço de campo, foram registradas 09 espécies de mamíferos, 80 espécies de aves, 08 espécies de anfíbios e 04 espécies de répteis.




- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Ariranha


O monitoramento da ictiofauna foi realizado nos dias 18 e 19 de abril (19º trimestre), e dias 08 e 09 de junho de 2022 (20º trimestre), com uso de diferentes metodologias de captura em 03 pontos amostrais, no trecho diretamente afetado do Rio Ariranha. Informa-se que a amostragem do 19º trimestre, foi excepcionalmente realizada no mês de Abril de 2022 – dias 18 e 19 devido as fortes chuvas que atingiram a região no mês de Março, período em que estava programado para realizar o monitoramento. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados.

As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer, permanecendo instaladas no rio Ariranha por 12 horas. Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa, os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances. Todos os exemplares amostrados foram identificados, medidos e pesados.

Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos os peixes capturados foram soltos novamente no rio Ariranha. Ao todo foram capturadas para levantamento de dados, 95 indivíduos, subdivididos em 11 espécies, 06 famílias e 03 ordens, com uma biomassa total de 5,810 kg.






- Monitoramento das Águas Superficiais


O monitoramento da qualidade da água está sendo realizado em três pontos distintos. O ponto 01 está localizado na área do reservatório, o ponto 02 no trecho de vazão reduzida e o ponto 03 a jusante da casa de força da CGH Ariranha. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do Rio Ariranha, ao longo de toda a fase de operação da CGH Ariranha. A coleta da água durante o 19º trimestre de monitoramento foi realizada no dia 18 de abril de 2022, enquanto a coleta do 20º trimestre foi feita no dia 08 de junho de 2022. Informa-se que a amostragem do 19º trimestre, foi excepcionalmente realizada no mês de Abril de 2022, devido as fortes chuvas que atingiram a região no mês de março, período em que estava programado para realizar a coleta.



- Comunicação Social e Educação Ambiental


O 19º trimestre do programa de comunicação social foi realizado no dia 28 de março de 2022, através da entrega de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA à população do município de Arvoredo – SC. O material buscou informar a comunidade sobre as atividades realizadas e os resultados obtidos durante o 4º semestre de monitoramento ambiental da CGH Ariranha.

No mesmo dia, a equipe realizou o 19º trimestre de atividades do programa de educação ambiental da CGH Ariranha. Buscando cativar a atenção do maior número possível de pessoas trabalhou-se com comerciantes e moradores do centro do município de Arvoredo - SC. O assunto abordado foi sobre as Reservas Particulares do Patrimônio Nacional – RPPN, que é uma categoria de unidade de conservação de domínio privado, com o objetivo de conservar a diversidade biológica, contribuindo para a ampliação das áreas protegidas do país.




No 20º trimestre de comunicação social da CGH Ariranha, a empresa Ariranha Geração de Energia Elétrica, através de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA aos moradores da Linha Chapada, residentes a montante do reservatório da CGH Ariranha, sobre uma das espécies da Ictiofauna capturadas nas redes durante o monitoramento da CGH Ariranha, a espécie em questão é conhecida popularmente como Trairão, pertencente à ordem Characiformes, espécie piscívora com corpo cilíndrico e coloração quase negra no dorso, já a parte lateral é acinzentada e o ventre esbranquiçado, podendo chegar a 20 kg e atingir até 01 metro de comprimento, embora exemplares deste tamanho sejam difíceis de encontrar..

No dia 08 de junho de 2022 a equipe da empresa Arbórea realizou as atividades do 20º trimestre do programa de educação ambiental da CGH Ariranha, com a população do município de Arvoredo - SC. Na ocasião foi entregue a população um informativo a respeito dos efluentes domésticos e industriais, e suas diferenças, e também a destinação dos resíduos gerados na casa de força da CGH Ariranha.




- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


Com o final das atividades de construção civil da CGH Ariranha, foi registrada uma diminuição significativa no volume de resíduos gerados pelo empreendimento. Sendo que no 5º semestre de operação da usina (19º e 20º trimestre de atividades) foram produzidos apenas 14,3 kg de resíduos recicláveis e 1,846 toneladas de resíduos orgânicos provenientes da retirada de restos vegetais trazidos pelas fortes chuvas na grade do canal adutor. Esse material orgânico retirado foi depositado no talude próximo a grade do canal adutor, servindo como fonte de matéria orgânica para a área.

Quanto à destinação destes resíduos, os mesmos foram encaminhados para a coleta no município de Arvoredo – SC, que é atendido pela empresa CRI. No caso de rejeitos perigosos, os quais não foram gerados neste semestre, quando produzidos, serão acondicionados e posteriormente encaminhados para o Auto Posto Mattiello que lhes direcionará para o aterro industrial juntamente com os resíduos gerados em seu estabelecimento. Entre os meses de janeiro a junho de 2022 foram realizadas vistorias periódicas em toda área de abrangência do empreendimento, procurando por possíveis resíduos descartados de forma incorreta, e promovendo o acompanhamento e a orientação da correta segregação dos resíduos, juntamente com o responsável pela manutenção da usina. Ainda neste semestre foram realizadas vistorias com auxílio de um barco, no reservatório da CGH Ariranha, a procura por resíduos acumulados nas margens do reservatório.



- Limpeza das Áreas Inundadas


As atividades referentes ao programa de limpeza das áreas inundadas foram realizadas através de um caminhamento prévio nas bordas do reservatório e canal adutor da CGH Ariranha. Com o auxílio de um barco a equipe procurou por aglomerados de macrófitas nas áreas onde não foi possível proceder com o caminhamento. Durante as inspeções realizadas neste semestre, foi possível observar que na margem esquerda do reservatório nos locais onde anteriormente havia presença de macrófitas em desenvolvimento, neste semestre, não se observou focos de crescimento, o que pode ser explicado pelo alto volume de chuvas dos meses anteriores, que pode ter carreado com a força das águas estas macrófitas para à jusante do barramento.



- Programa de Controle da Estabilidade dos Taludes Marginais


Neste 5º semestre de monitoramento ambiental, durante a fase de operação da CGH Ariranha, que corresponde aos meses de janeiro a junho de 2022, a equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea, conduziu o monitoramento dos taludes presentes na área diretamente afetada do empreendimento. Durante as vistorias, buscaram-se além de supervisionar possíveis instabilidades, evitar futuras erosões e deslizamentos. Ressalta-se que em ambos os trimestres (19º e 20º trimestre), os resultados mostraram-se satisfatórios, pois a cobertura vegetal originada a partir das semeaduras manuais realizadas nos trimestres anteriores, e a regeneração natural, apresentam bom estado de desenvolvimento, aumentando a resistência dos taludes presentes nas áreas de abrangência da CGH Ariranha.



- Monitoramento, Resgate e Conservação da Flora


Durante o 5º semestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Ariranha, os profissionais da empresa Arbórea realizaram o acompanhamento das epífitas realocadas durante a Licença Ambiental de Instalação, nas etapas de construção do empreendimento. As espécies se mostraram adaptadas aos novos ambientes, não apresentando nenhum risco que impedisse seu desenvolvimento. Durante o monitoramento os profissionais realizaram caminhamentos onde as epífitas estão distribuídas, buscando avaliar as condições do ambiente, que por sua vez, permanece favorável para o desenvolvimento da comunidade epifítica em questão.



- Programa de Recuperação das Áreas Degradadas


Neste 5º semestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Ariranha, que inclui as atividades desenvolvidas no 19º e 20º trimestre, foram realizadas diversas vistorias nas áreas em recuperação ambiental, como: no antigo bota fora, canal adutor, acessos e taludes, além do acompanhamento do desenvolvimento das 70 mudas de araucária plantadas em atendimento a Portaria FATMA nº 309 de 24/11/2015, condicionada na Autorização de Corte (AuC nº 221/2016 – VEG/74567/CAU).

Na área de preservação permanente, pela margem esquerda do Rio Ariranha, se encontram em desenvolvimento 720 mudas nativas em uma área de 0,9 hectares. Neste semestre não foram observadas mudas mortas na área em recuperação. No entanto, foi observada a necessidade de coroamento de algumas de algumas mudas.



- Programa de Recuperação da Faixa Ciliar do Entorno do Reservatório


Durante as vistorias realizadas pelos profissionais da empresa Arbórea durante este 5º semestre, na área de recuperação ambiental da APP, pela margem esquerda do reservatório da CGH Ariranha, foi possível observar que as 720 mudas plantadas nos trimestres anteriores encontram-se em bom estágio de desenvolvimento em uma área de 0,9 hectares. Através da contagem individual dos exemplares não foram observadas mudas mortas neste semestre. Ressalta-se que as mudas continuarão sendo monitoradas nos próximos semestres.




 

4º SEMESTRE DE MONITORAMENTO AMBIENTAL - FASE DE OPERAÇÃO


As informações do 4º Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Ariranha na fase de Operação, contemplam as atividades realizadas na área onde encontra-se implantado o empreendimento hidrelétrico entre os meses de Julho a Setembro de 2021 (17º Trimestre) e Outubro a Dezembro de 2021 (18º Trimestre).


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade nas atividades de operação da CGH Ariranha. A equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, realizou no período de julho a dezembro de 2021, vistorias periódicas na obra. Nas inspeções os profissionais buscaram verificar possíveis irregularidades ambientais, e implantar nestes casos, ações corretivas.



-Monitoramento, Resgate e Conservação da Fauna Silvestre


O monitoramento da fauna silvestre da CGH Ariranha foi realizado nas áreas de influências da usina, através de buscas intensivas e em dias aleatórios. As buscas intensivas ocorreram entre os dias 19 a 25 de julho de 2021 (17º trimestre), e 01 a 07 de novembro de 2021 (18º trimestre). Foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos. Durante o esforço de campo, foram registradas 08 espécies de mamíferos, 89 espécies de aves, 06 espécies de anfíbios e 08 espécies de répteis.



- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Ariranha


O monitoramento da ictiofauna foi realizado nos dias 20 e 21 de julho de 2021 (17º trimestre), e dias 02 e 03 de novembro de 2021 (18º trimestre), com uso de diferentes metodologias de captura em 03 pontos amostrais, no trecho diretamente afetado do Rio Ariranha. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados.

As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer, permanecendo instaladas no rio Ariranha por 12 horas. Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa, os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances. Todos exemplares amostrados foram identificados, medidos e pesados.

Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos os peixes capturados foram soltos novamente no rio Ariranha. Ao todo foram capturadas para levantamento de dados, 232 indivíduos, subdivididos em 18 espécies, 07 famílias e 03 ordens, com uma biomassa total de 11,235 kg.



- Monitoramento das Águas Superficiais


O monitoramento da qualidade da água está sendo realizado em três pontos distintos. O ponto 01 está localizado na área do reservatório, o ponto 02 no trecho de vazão reduzida e o ponto 03 a jusante da casa de força da CGH Ariranha. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do Rio Ariranha, ao longo de toda a fase de operação da CGH Ariranha. A coleta da água durante o 17º trimestre de monitoramento foi realizada no dia 01 de julho de 2021, enquanto a coleta do 18º trimestre foi feita no dia 03 de novembro de 2021.



- Comunicação Social e Educação Ambiental


O 17º trimestre do programa de comunicação social foi realizado no dia 19 de julho de 2021, através da entrega de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA à população do município de Arvoredo – SC. O material buscou informar a comunidade sobre o Programa de Monitoramento da fauna, mais especificamente sobre o grupo Avifauna, com informações sobre a metodologia utilizada no monitoramento da CGH Ariranha.

No mesmo dia, a equipe realizou o 17º trimestre de atividades do programa de educação ambiental da CGH Ariranha. Buscando cativar a atenção do maior número possível de pessoas trabalhou-se com comerciantes e moradores do centro do município de Arvoredo - SC. O assunto abordado foi o dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro, e que tem como principal objetivo a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso.



No 18º trimestre de comunicação social da CGH Ariranha, a empresa Ariranha Geração de Energia Elétrica, através de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais aos moradores da Linha Chapada, residentes a montante do reservatório da CGH Ariranha, a respeito das atividades de monitoramento de fauna, mais precisamente sobre o grupo da herpetofauna, que vem ocorrendo nas áreas de abrangência da CGH Ariranha.

No dia 04 de novembro de 2021 a equipe da empresa Arbórea realizou as atividades do 18º trimestre do programa de educação ambiental da CGH Ariranha, com a população do município de Arvoredo - SC. Na ocasião foram entregues informativos a respeito da espécie Graxaim (Cerdocyon thous), uma das espécies de mamíferos registrados nas áreas de abrangência da CGH Ariranha.



- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


Com o final das atividades de construção civil da CGH Ariranha, foi registrada uma diminuição significativa no volume de resíduos gerados pelo empreendimento. Sendo no 4º semestre de operação da usina (17º e 18º trimestre de atividades) produzido apenas 10,0 kg de resíduos. Entre os meses de julho a dezembro de 2021 foram realizadas vistorias periódicas em toda área de abrangência do empreendimento, procurando por possíveis resíduos descartados de forma incorreta, e promovendo o acompanhamento e a orientação da correta segregação dos resíduos, juntamente com o responsável pela manutenção da usina. Ainda neste semestre foram realizadas vistorias com auxilio do barco, no reservatório da CGH Ariranha, a procura por resíduos acumulados nas margens do reservatório.



- Limpeza das áreas inundadas


As atividades referentes ao programa de limpeza das áreas inundadas foram realizadas através de um caminhamento prévio nas bordas do reservatório e canal adutor da CGH Ariranha. Com o auxílio de um barco a equipe procurou por aglomerados de macrófitas nas áreas onde não foi possível proceder com o caminhamento. Nas inspeções foram observados alguns pontos com presença de macrófitas na margem esquerda do reservatório, porém, por se tratar de um volume insignificante foi procedido com a remoção manual.



- Programa de Controle da Estabilidade dos Taludes Marginais


Neste 4º semestre de monitoramento ambiental, durante a fase de operação da CGH Ariranha, que corresponde aos meses de julho a dezembro de 2021, a equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea, conduziu o monitoramento dos taludes presentes na área diretamente afetada do empreendimento. Durante as vistorias, buscaram-se além de supervisionar possíveis instabilidades, evitar futuras erosões e deslizamentos. Ressalta-se que em ambos os trimestres (17º e 18º trimestre), os resultados mostraram-se satisfatórios, pois a cobertura vegetal originada a partir das semeaduras manuais realizadas nos trimestres anteriores, e a regeneração natural, apresentam bom estado de desenvolvimento, aumentando a resistência dos taludes presentes nas áreas de abrangência da CGH Ariranha.



- Monitoramento, Resgate e Conservação da Flora


Durante o 4º semestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Ariranha, os profissionais da empresa Arbórea realizaram o acompanhamento das epífitas realocadas durante a Licença Ambiental de Instalação, nas etapas de construção do empreendimento. As espécies se mostraram adaptadas aos novos ambientes, não apresentando nenhum risco que impedisse seu desenvolvimento. Durante o monitoramento os profissionais realizaram caminhamentos onde as epífitas estão distribuídas, buscando avaliar as condições do ambiente, que por sua vez, permanece favorável para o desenvolvimento da comunidade epifítica em questão.



- Programa de Recuperação das Áreas Degradadas


No 17º e 18º trimestre de atividades, foram realizadas diversas vistorias nas áreas em recuperação ambiental, além do acompanhamento do desenvolvimento das 70 mudas de Araucária. Na área de preservação permanente da margem esquerda do reservatório foi observada a necessidade de coroamento de algumas mudas, além da contagem de todos os exemplares plantados anteriormente.

Na área de preservação permanente, pela margem esquerda do Rio Ariranha, se encontram em desenvolvimento 720 mudas nativas em uma área de 0,9 hectares. Nesta área foram observadas que além das 50 mudas encontradas mortas no semestre anterior, mais 50 mudas não conseguiram se desenvolver durante esse semestre, totalizando 100 mudas mortas, que foram replantadas neste semestre.



- Programa de Recuperação da Faixa Ciliar do Entorno do Reservatório


Durante as vistorias realizadas pelos profissionais da empresa Arbórea na área de recuperação ambiental da APP, pela margem esquerda do reservatório da CGH Ariranha, foi possível observar que das 720 mudas plantadas nos trimestres anteriores, encontram-se em bom estado de desenvolvimento e adaptadas aproximadamente 620 exemplares (86,11%) em uma área de 0,9 hectares. Através da contagem individual dos exemplares foi possível elencar que além das 50 mudas encontradas mortas no semestre anterior, mais 50 mudas não conseguiram se desenvolver, totalizando 100 mudas mortas, a mortalidade das mesmas pode ter sido ocasionada por causas naturais. Neste 4º semestre de monitoramento ambiental na fase de operação foram efetuados o replantio das 100 mudas em substituição as mortas na APP. Ressalta-se que as mudas continuarão sendo monitoradas nos próximos semestres.


 

3º SEMESTRE DE MONITORAMENTO AMBIENTAL - FASE DE OPERAÇÃO


As informações do 3° Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Ariranha na fase de Operação, contemplam as atividades realizadas na área onde encontra-se implantado o empreendimento hidrelétrico entre os meses de Janeiro a Março de 2021 (15° Trimestre) e Abril a Junho (16° Trimestre).


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade nas atividades de operação da CGH Ariranha. A equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, realizou no período de janeiro a junho de 2021, vistorias periódicas na obra. Nas inspeções os profissionais buscaram verificar possíveis irregularidades ambientais, e implantar nestes casos, ações corretivas.

- Monitoramento, Resgate e Conservação da Fauna Silvestre


O monitoramento da fauna silvestre da CGH Ariranha foi realizado nas áreas de influências da usina, através de buscas intensivas e em dias aleatórios. As buscas intensivas ocorreram entre os dias 20 a 26 de março de 2021 (15º trimestre), e 10 a 16 de maio de 2021 (16º trimestre). Foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos. Durante o esforço de campo, foram registradas 11 espécies de mamíferos, 73 espécies de aves, 03 espécies de anfíbios nativos e 01 exótica e 06 espécies de répteis.

- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Ariranha


O monitoramento da ictiofauna foi realizado nos dias 30 e 31 de março de 2021 (15º trimestre), e dias 22 e 23 de abril de 2021 (16º trimestre), com uso de diferentes metodologias de captura em 03 pontos amostrais, no trecho diretamente afetado do Rio Ariranha. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados.

As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer, permanecendo instaladas no rio Ariranha por 12 horas. Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa, os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances. Todos exemplares amostrados foram identificados, medidos e pesados.

Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos os peixes capturados foram soltos novamente no rio Ariranha. Ao todo foram capturadas para levantamento de dados, 249 indivíduos, subdivididos em 15 espécies, 07 famílias e 03 ordens, com uma biomassa total de 12,192 kg.

- Monitoramento das Águas Superficiais


O monitoramento da qualidade da água está sendo realizado em três pontos distintos. O ponto 01 está localizado na área do reservatório, o ponto 02 no trecho de vazão reduzida e o ponto 03 a jusante da casa de força da CGH Ariranha. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do Rio Ariranha, ao longo de toda a fase de operação da CGH Ariranha. A coleta da água durante o 15º trimestre de monitoramento foi realizada no dia 30 de março de 2021, enquanto a coleta do 16º trimestre foi feita no dia 22 de abril de 2021.

- Comunicação Social e Educação Ambiental


O 15º trimestre do programa de comunicação social foi realizado no dia 30 de março de 2021, através da entrega de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA à população do município de Arvoredo – SC. O material buscou informar a comunidade sobre os resultados do monitoramento da fauna obtidos em campo, durante o 2º semestre de operação da CGH Ariranha.

No mesmo dia, a equipe realizou o 15º trimestre de atividades do programa de educação ambiental da CGH Ariranha. Buscando cativar a atenção do maior número possível de pessoas trabalhou-se com comerciantes e moradores do centro do município de Arvoredo - SC. O assunto abordado foi às unidades de conservação existentes próximas ao empreendimento e ao município de Arvoredo. A unidade mais próxima ao empreendimento e ao município é o Parque Estadual Fritz Plaumann que fica distante aproximadamente 68,5 km e está localizado no município de Concórdia – SC.

No 16º trimestre de comunicação social da CGH Ariranha, a empresa Ariranha Geração de Energia Elétrica LTDA, através de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA aos moradores da Linha Chapada, residentes a montante do reservatório da CGH Ariranha, comunicou sobre as alterações observadas nos parâmetros Nitrogênio e Fósforo Total durante as coletas realizadas no Programa de Qualidade da Água, na ocasião os profissionais visitaram os moradores para pedir que dejetos bovinos e principalmente suínos não sejam despejados indiscriminadamente no leito do Rio Ariranha.

No dia 12 de maio de 2021 a equipe da empresa Arbórea realizou as atividades do 16º trimestre do programa de educação ambiental da CGH Ariranha, com a população do município de Arvoredo - SC. O assunto apresentado à população foi sobre a Semana do Meio Ambiente, com entrega de informativo contendo dicas fáceis que a população pode por em prática e que auxiliam na preservação do meio ambiente.

- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


Com o final das atividades de construção civil da CGH Ariranha, foi registrada uma diminuição significativa no volume de resíduos gerados pelo empreendimento. Sendo no 3º semestre de operação da usina (15º e 16º trimestre de atividades) produzido apenas 10,5 kg de resíduos. Entre os meses de janeiro a junho de 2021 foram realizadas vistorias periódicas em toda área de abrangência do empreendimento, procurando por possíveis resíduos descartados de forma incorreta, e promovendo o acompanhamento e a orientação da correta segregação dos resíduos, juntamente com o responsável pela manutenção da usina. Ainda neste semestre foram realizadas vistorias com auxilio do barco, no reservatório da CGH Ariranha, a procura por resíduos acumulados nas margens do reservatório.

- Limpeza das Áreas Inundadas


As atividades referentes ao programa de limpeza das áreas inundadas foram realizadas através de um caminhamento prévio nas bordas do reservatório e canal adutor da CGH Ariranha. Com o auxílio de um barco a equipe procurou por aglomerados de macrófitas nas áreas onde não foi possível proceder com o caminhamento. Nas inspeções foram observados alguns pontos com presença de macrófitas na margem esquerda do reservatório, porém, por se tratar de um volume insignificante foi procedido com a remoção manual. Neste semestre, foram observadas alterações em alguns parâmetros da qualidade da água, principalmente no parâmetro fósforo, esses parâmetros ocasionaram valores altos no Índice de Estado Trófico no ponto P01 e P02 da coleta realizada em março de 2021, caracterizando estes pontos como Hipereutróficos.

- Programa de Controle da Estabilidade dos Taludes Marginais


Neste 3º semestre de monitoramento ambiental, durante a fase de operação da CGH Ariranha, que corresponde aos meses de janeiro a junho de 2021, a equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea, conduziu o monitoramento dos taludes presentes na área diretamente afetada do empreendimento. Durante as vistorias, buscaram-se além de supervisionar possíveis instabilidades, evitar futuras erosões e deslizamentos. Ressalta-se que em ambos os trimestres (15º e 16º trimestre), os resultados mostraram-se satisfatórios, pois a cobertura vegetal originada a partir das semeaduras manuais realizadas nos trimestres anteriores, e a regeneração natural, apresentam bom estado de desenvolvimento, aumentando a resistência dos taludes presentes nas áreas de abrangência da CGH Ariranha.

- Monitoramento, Resgate e Conservação da Flora


Durante o 3º semestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Ariranha, os profissionais da empresa Arbórea realizaram o acompanhamento das epífitas realocadas durante a Licença Ambiental de Instalação, nas etapas de construção do empreendimento. As espécies se mostraram adaptadas aos novos ambientes, não apresentando nenhum risco que impedisse seu desenvolvimento. Durante o monitoramento os profissionais realizaram caminhamentos onde as epífitas estão distribuídas, buscando avaliar as condições do ambiente, que por sua vez, permanece favorável para o desenvolvimento da comunidade epifítica em questão.



- Programa de Recuperação das Áreas Degradadas

No 15º e 16º trimestre de atividades, foram realizadas diversas vistorias nas áreas em recuperação ambiental, além do acompanhamento do desenvolvimento das 70 mudas de Araucária. Na área de preservação permanente da margem esquerda do reservatório foi observada a necessidade de coroamento de algumas mudas, além da contagem de todos os exemplares plantados anteriormente.

Na área de preservação permanente, pela margem esquerda do Rio Ariranha, se encontram em desenvolvimento 670 mudas nativas em uma área de 0,9 hectares. Nesta área foram observadas que 50 mudas não conseguiram se desenvolveram durante esse semestre.

- Programa de Recuperação da Faixa Ciliar do Entorno do Reservatório


Durante as vistorias realizadas pelos profissionais da empresa Arbórea na área de recuperação ambiental da APP, pela margem esquerda do reservatório da CGH Ariranha, foi possível observar que das 720 mudas plantadas nos trimestres anteriores, encontram-se em bom estado de desenvolvimento e adaptadas aproximadamente 670 exemplares (93,05%) em uma área de 0,9 hectares. Através da contagem individual dos exemplares foi possível elencar que 50 mudas não conseguiram se desenvolver, a mortalidade das mesmas pode ter sido ocasionada por causas naturais. Neste 3º semestre de monitoramento ambiental na fase de operação não foram efetuados novos plantios na APP, visto que o plantio foi finalizado no semestre anterior. Ressalta-se que as mudas continuarão sendo monitoradas nos próximos semestres.

 

2º SEMESTRE DE MONITORAMENTO AMBIENTAL - FASE DE OPERAÇÃO


As informações do 2° Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Ariranha na fase de Operação, contemplam as atividades realizadas na área onde encontra-se implantado o empreendimento hidrelétrico entre os meses de Julho à Setembro de 2020 (13° Trimestre) e Outubro à Dezembro de 2020 (14° Trimestre).


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade nas atividades de operação da CGH Ariranha. A equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, realizou no período de julho à dezembro de 2020, vistorias periódicas na obra. Nas inspeções os profissionais buscaram verificar possíveis irregularidades ambientais, e implantar nestes casos, ações corretivas.

- Monitoramento, Resgate e Conservação da Fauna Silvestre


O monitoramento da fauna silvestre da CGH Ariranha, foi realizado nas áreas de influências da usina, através de buscas intensivas e em dias aleatórios. As buscas intensivas ocorreram entre os dias 21 a 27 de setembro de 2020 (13º trimestre), e 14 a 20 de dezembro de 2020 (14º trimestre). Foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos. Durante o esforço de campo, foram registradas 11 espécies de mamíferos, 85 espécies de aves, 07 espécies de anfíbios nativos/01 exótica e 07 espécies de répteis.

- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Ariranha


O monitoramento da ictiofauna foi realizado nos dias 21 e 22 de setembro de 2020 (13º trimestre), e dias 14 e 15 de dezembro de 2020 (14º trimestre), com uso de diferentes metodologias de captura em 03 pontos amostrais, no trecho diretamente afetado do Rio Ariranha. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer, permanecendo instaladas no rio Ariranha por 12 horas. Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa, os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances. Todos exemplares amostrados foram identificados, medidos e pesados. Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos os peixes capturados foram soltos novamente no rio Ariranha. Ao todo foram capturadas para levantamento de dados, 247 indivíduos, subdivididos em 18 espécies, 07 famílias e 03 ordens, com uma biomassa total de 11,169 kg.

- Monitoramento das Águas Superficiais


O monitoramento da qualidade da água está sendo realizado em três pontos distintos. O ponto 01 está localizado na área do reservatório, o ponto 02 no trecho de vazão reduzida e o ponto 03 a jusante da casa de força da CGH Ariranha. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do Rio Ariranha, ao longo de toda a fase de operação da CGH Ariranha. A coleta da água durante o 13º trimestre de monitoramento foi realizada no dia 31 de julho de 2020, enquanto a coleta do 14º trimestre foi feita no dia 16 de dezembro de 2020.


- Comunicação Social e Educação Ambiental


O 13º trimestre do programa de comunicação social foi realizado no dia 22 de setembro de 2020, através da entrega de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA à população do município de Arvoredo – SC. O material buscou informar a comunidade sobre os resultados do monitoramento da fauna obtidos em campo, durante a operação da CGH Ariranha.

No mesmo dia, a equipe realizou o 13º trimestre de atividades do programa de educação ambiental da CGH Ariranha. Buscando cativar a atenção do maior número possível de pessoas trabalhou-se com comerciantes e moradores do centro do município de Arvoredo - SC. O assunto abordado foi os ‘‘Objetivos do desenvolvimento sustentável’’, descritos pelas Nações Unidas (PNUD e PNUMA). A temática surgiu ainda no ano de 2016, através da elaboração de dezessete objetivos, tendo estes por intuito gerar ações de conscientização global, contra a pobreza e a proteção do planeta, garantindo que todas as pessoas e as futuras gerações tenham paz e prosperidade em um ambiente saudável e equilibrado, uma vez que estes objetivos estão interconectados.


No 14º trimestre de comunicação social da CGH Ariranha, a empresa Ariranha Geração de Energia Elétrica LTDA, através de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA aos moradores da Linha Chapada, residentes próximo à CGH Ariranha, comunicou de forma breve sobre as atividades e os resultados obtidos durante o 1º semestre de monitoramento ambiental (Janeiro a junho de 2020).

No dia 14 de dezembro de 2020 a equipe da empresa Arbórea realizou as atividades do 14º trimestre do programa de educação ambiental da CGH Ariranha, com a população do município de Arvoredo - SC. O assunto apresentado à população foi sobre as duas espécies de mamíferos registradas nas áreas de abrangência da CGH Ariranha, que se encontram nas listas de espécies ameaçadas de extinção, sendo estas o Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus) e o Gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus).

- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


Com o final das atividades de construção civil da CGH Ariranha, foi registrada uma diminuição significativa no volume de resíduos gerados pelo empreendimento. Sendo no 2º semestre de operação da usina (13º e 14º trimestre de atividades) produzido apenas 12,0 kg de resíduos. Entre os meses de julho a dezembro de 2020 foram realizadas vistorias periódicas em toda área de abrangência do empreendimento, procurando por possíveis resíduos descartados de forma incorreta, e promovendo o acompanhamento e a orientação da correta segregação dos resíduos, juntamente com o responsável pela manutenção da usina. Ainda neste semestre foram realizadas vistorias com auxilio do barco, no reservatório da CGH Ariranha, a fim de retirar alguns resíduos intensificados na superfície do reservatório.

- Limpeza das Áreas Inundadas


As atividades referentes ao programa de limpeza das áreas inundadas foram realizadas através de um caminhamento prévio nas bordas do reservatório e canal adutor da CGH Ariranha. Com o auxílio de um barco a equipe procurou por aglomerados de macrófitas nas áreas onde não foi possível proceder com o caminhamento. Nas inspeções foram observados dois pontos com presença de macrófitas, porem, por se tratar de um volume insignificante foi procedida com a remoção manual. Ressalva-se que conforme pode ser observado no capitulo do programa de monitoramento da qualidade da água, não foram constatadas alterações nos parâmetros analisados.

- Programa de Controle da Estabilidade dos Taludes Marginais


Neste 2º semestre de monitoramento ambiental, durante a fase de operação da CGH Ariranha, que corresponde aos meses de julho a dezembro de 2020, a equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea, conduziu o monitoramento dos taludes presentes na área diretamente afetada do empreendimento. Durante as vistorias, buscaram-se além de supervisionar possíveis instabilidades, evitar futuras erosões e deslizamentos. Ressalta-se que em ambos os trimestres (13º e 14º trimestre), os resultados mostraram-se satisfatórios, pois a cobertura vegetal originada a partir das semeaduras manuais realizadas nos trimestres anteriores, e a regeneração natural, apresentam bom estado de desenvolvimento, aumentando a resistência dos taludes presentes nas áreas de abrangência da CGH Ariranha.

- Monitoramento, Resgate e Conservação da Flora


Durante o 2º semestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Ariranha, os profissionais da empresa Arbórea realizaram o acompanhamento das epífitas realocadas durante a Licença Ambiental de Instalação, nas etapas de construção do empreendimento. As espécies se mostraram adaptadas aos novos ambientes, não apresentando nenhum risco que impedissem seu desenvolvimento. Durante o monitoramento os profissionais realizaram caminhamentos onde as epífitas estão distribuídas, buscando avaliar as condições do ambiente, que por vez, permanece favorável para o desenvolvimento da comunidade epifítica em questão.

- Programa de Recuperação das Áreas Degradadas


No 13º e 14º trimestre de atividades, foram realizadas diversas vistorias nas áreas em recuperação ambiental, como: no antigo canteiro de obras, bota fora, canal adutor, acessos e taludes. A recomposição da paisagem na área do antigo canteiro foi concluída, portanto, informa-se que nesta área não serão plantadas novas mudas de espécies florestais, haja visto que a mesma já voltou a sua composição original, e agora, será reutilizada pelo proprietário como área de pastagem. No entanto, é importante ressaltar que as mudas que se desenvolveram, continuarão sendo monitoradas.

Na área de preservação permanente, pela margem esquerda do rio Ariranha, foram realizados o coroamento e o replantio de 120 mudas, e também feito o adensamento com mais 80 mudas, totalizando 720 mudas nativas em desenvolvimento no local.

- Programa de Recuperação da Faixa Ciliar do Entorno do Reservatório


Durante as vistorias realizadas pelos profissionais da empresa Arbórea na área de recuperação ambiental da APP, pela margem esquerda do reservatório da CGH Ariranha, foi possível observar que das 638 mudas plantadas nos trimestres anteriores, encontram-se em bom estado de desenvolvimento e adaptadas aproximadamente 520 exemplares (81,50%). Verificou-se também a mortalidade de 118 mudas, ocasionada provavelmente por causas naturais. Neste 2º semestre ambiental na fase de operação foi efetuado o replantio de 200 mudas nativas, sendo utilizadas 80 mudas no adensamento da área, e 120 mudas no replantio. O número total de mudas nativas plantadas na APP pela margem esquerda é de 720 mudas, em uma área de 0,9 ha. Ressalta-se que foi finalizado o plantio das mudas e que as mesmas continuarão sendo monitoradas nos próximos semestres.

 

1º SEMESTRE DE MONITORAMENTO AMBIENTAL - FASE DE OPERAÇÃO


As informações do 1° Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Ariranha na fase de Operação, contemplam as atividades realizadas na área onde encontra-se implantado o empreendimento hidrelétrico entre os meses de Janeiro a Março de 2020 (11° Trimestre) e Abril a Junho de 2020 (12° Trimestre).


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade nas atividades de operação da CGH Ariranha. A equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, realizou no período de janeiro à junho de 2020, vistorias periódicas na obra. Nas inspeções os profissionais buscaram verificar possíveis irregularidades ambientais, e implantar nestes casos, ações corretivas.



- Monitoramento, Resgate e Conservação da Fauna Silvestre


O monitoramento da fauna silvestre da CGH Ariranha, foi realizado nas áreas de influências da usina, através de buscas intensivas e em dias aleatórios. As buscas intensivas ocorreram entre os dias 09 à 15 de março de 2020 (11º trimestre) e 18 à 24 de Maio de 2020 (12º trimestre). Foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos. Durante o esforço de campo, foram registradas 12 espécies de mamíferos, 62 espécies de aves, 07 espécies de anfíbios nativos/01 exótica e 07 espécies de répteis.




- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Ariranha


O monitoramento da ictiofauna foi realizado nos dias 04 e 05 de março de 2020 (11º trimestre) e dias 20 e 21 de maio de 2020 (12º trimestre), com uso de diferentes metodologias de captura em 03 pontos amostrais, no trecho diretamente afetado do Rio Ariranha. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados.

As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer, permanecendo instaladas no rio Ariranha por 12 horas. Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa, os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances. Todos exemplares amostrados foram identificados, medidos e pesados.

Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos os peixes capturados foram soltos novamente no rio Ariranha. Ao todo foram capturadas para levantamento de dados, 87 indivíduos, subdivididos em 17 espécies, 08 famílias e 03 ordens, com uma biomassa total de 5,344 kg.






- Monitoramento das Águas Superficiais


O monitoramento da qualidade da água está sendo realizado em três pontos distintos. O ponto 01 está localizado na área do reservatório, o ponto 02 no trecho de vazão reduzida e o ponto 03 a jusante da casa de força da CGH Ariranha. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do Rio Ariranha, ao longo de toda a fase de operação da CGH Ariranha. A coleta da água durante o 11º trimestre de monitoramento foi realizada no dia 05 de março de 2020, enquanto a coleta do 12º trimestre foi feita no dia 23 de Abril de 2020.


- Comunicação Social e Educação Ambiental


O 11º trimestre do programa de comunicação social foi realizado no dia 04 de março de 2020, através da entrega de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA à população do município de Arvoredo – SC. O material buscou informar a comunidade sobre o início da operação da usina. Ainda, foram descritas informações sobre os resultados obtidos em campo, relacionados à fauna, e abordado sobre o programa de recuperação das áreas degradadas.


No mesmo dia, a equipe realizou o 11º trimestre de atividades do programa de educação ambiental da CGH Ariranha. Buscando cativar a atenção do maior número possível de pessoas, trabalhou-se com comerciantes e moradores do centro do município de Arvoredo - SC. O assunto abordado foi o ‘‘Dia do Planeta Terra’’, comemorado em 22 de abril. A temática teve por objetivo alertar a população sobre os cuidados e atitudes que devemos ter no dia a dia para a conservação do planeta terra.



No 12º trimestre de comunicação social da CGH Ariranha, a empresa Ariranha Geração de Energia Elétrica LTDA, através de informativos impressos, entregues pelos profissionais da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA aos moradores de Linha Chapada, residentes próximo à CGH Ariranha, comunicou de forma breve sobre a importância da preservação das matas ciliares para os corpos hídricos, frisando seu auxílio na infiltração das águas da chuva no lençol freático, que neste caso, evitam o ressecamento do solo em barrancos e brejos, diminuindo a erosão, entre tantos outros benefícios. Além disso, a elaboração deste material teve por intuito divulgar o trabalho realizado no Programa de Recuperação da Mata Ciliar da CGH Ariranha, contribuindo para o conhecimento dos moradores em relação à diversidade de espécies da flora nativa presentes no local.



No dia 04 de maio de 2020 a equipe da empresa Arbórea realizou as atividades do 12º trimestre do programa de educação ambiental da CGH Ariranha, com a população do município de Arvoredo - SC. O assunto apresentado à população foi sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, descritos pelas Nações Unidas (PNUD e PNUMA). A temática surgiu ainda no ano 2016, através da elaboração de dezessete objetivos, tendo estes por intuito gerar ações de conscientização global, contra a pobreza e a proteção do planeta, garantindo que todas as pessoas e as futuras gerações tenham paz e prosperidade em um ambiente saudável e equilibrado, uma vez que estes objetivos estão interconectados. A seguir é possível visualizar alguns dos registros realizados durante as atividades.




- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


Com o final das atividades de construção civil da CGH Ariranha, foi registrada uma diminuição significativa no volume de resíduos gerados pelo empreendimento. Sendo no 1º semestre de operação da usina (11º e 12º trimestre de atividades) produzido 27,0 kg de resíduos e 10,0 m3 de madeira. Entre os meses de janeiro à junho de 2020 foram realizadas vistorias periódicas em toda área de abrangência do empreendimento, procurando por possíveis resíduos descartados de forma incorreta, e promovendo o acompanhamento e a orientação da correta segregação dos resíduos, juntamente com o responsável pela manutenção da usina. Ainda, foi providenciado um novo conjunto de lixeiras, o qual foi acondicionado na casa de força da CGH Ariranha.


- Limpeza das Áreas Inundadas


As atividades referentes ao programa de limpeza das áreas inundadas tiveram início no mês de janeiro de 2020, através de um caminhamento prévio nas bordas do reservatório e canal adutor da CGH Ariranha. Com o auxílio de um barco a equipe procurou por aglomerados de macrófitas nas áreas onde não foi possível proceder com o caminhamento. Nas inspeções foram observados dois pontos com presença de macrófitas, porem, por se tratar de um volume insignificante foi procedida com a remoção manual. Ressalva-se que conforme pode ser observado no capitulo do programa de monitoramento da qualidade da água, não foram constatadas alterações nos parâmetros analisados. Os poucos resíduos encontrados no reservatório foram recolhidos e acondicionados nas lixeiras instaladas no empreendimento.


- Programa de Controle da Estabilidade dos Taludes Marginais


Neste 1º semestre de monitoramento ambiental, durante a fase de operação da CGH Ariranha, que corresponde aos meses de janeiro à junho de 2020, a equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea, conduziu o monitoramento dos taludes presentes na área diretamente afetada do empreendimento. Durante as vistorias, buscaram-se além de supervisionar possíveis instabilidades, evitar futuras erosões e deslizamentos. Ressalta-se que em ambos os trimestres (11º e 12º trimestre), os resultados mostraram-se satisfatórios, pois a cobertura vegetal originada a partir das semeaduras manuais realizadas nos trimestres anteriores, e a regeneração natural, apresentam bom estado de desenvolvimento, aumentando a resistência dos taludes presentes nas áreas de abrangência da CGH Ariranha.


- Monitoramento, Resgate e Conservação da Flora


Durante o 1º semestre de monitoramento ambiental, na fase de operação da CGH Ariranha, os profissionais da empresa Arbórea realizaram o acompanhamento das epífitas realocadas durante a Licença Ambiental de Instalação, nas etapas de construção do empreendimento. As espécies se mostraram adaptadas aos novos ambientes, não apresentando nenhum risco que impedissem seu desenvolvimento. Durante o monitoramento os profissionais realizaram caminhamentos onde as epífitas estão distribuídas, buscando avaliar as condições do ambiente, que por vez, permanece favorável para o desenvolvimento da comunidade epifítica em questão.



- Programa de Recuperação das Áreas Degradadas


No 11º e 12º trimestre de atividades, foram realizadas diversas vistorias nas áreas em recuperação ambiental, como: no antigo canteiro de obras, bota fora, canal adutor, acessos e taludes. A recomposição da paisagem na área do antigo canteiro foi concluída, portanto, informa-se que nesta área não serão plantadas novas mudas de espécies florestais, haja visto que a mesma já voltou a sua composição original, e agora, será reutilizada pelo proprietário como área de pastagem. No entanto, é importante ressaltar que as mudas que se desenvolveram, continuarão sendo monitoradas.

Na área de preservação permanente da margem esquerda do reservatório, foram realizados o coroamento e o replantio de 80 mudas, o adensamento com mais 123 mudas e a continuação do plantio com mais 315 mudas, totalizando 518 mudas nativas. Além destas, existem 120 mudas plantadas durante os trimestres anteriores, totalizando para área de 0,9 ha, o plantio de 638 mudas de espécies nativas.



- Programa de Recuperação da Faixa Ciliar do Entorno do Reservatório


Durante as vistorias realizadas pelos profissionais da empresa Arbórea na área de recuperação ambiental da APP, pela margem esquerda do reservatório da CGH Ariranha, foi possível observar que 120 mudas plantadas nos trimestres anteriores, encontram-se em bom estado de desenvolvimento e adaptadas. Verificou-se também a mortalidade de 80 mudas, sendo metade destas ocasionadas por causas naturais e outra metade pelo uso de defensivos agrícolas nas proximidades. Neste 1º semestre de operação da CGH Ariranha, foi efetuado o plantio de 518 mudas nativas, sendo utilizadas 80 mudas no replantio, 123 mudas no adensamento e 315 mudas na continuação do plantio, em uma área de 0,504 ha. O número total de mudas nativas plantadas na APP pela margem esquerda é de 638 mudas, em uma área de 0,9 ha. Ressalta-se que foi finalizado o plantio das mudas e que as mesmas continuarão sendo monitoradas nos próximos semestres.



 

10º Trimestre de Monitoramento Ambiental


As atividades descritas a seguir referem-se ao 10° Relatório Trimestral de Monitoramento Ambiental da CGH Ariranha (Novembro e Dezembro de 2018 e Janeiro de 2019).


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade nas atividades de implantação da CGH Ariranha. A equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais LTDA, realizou no período de novembro à dezembro de 2018 e janeiro 2019 vistorias periódicas na obra. Nas inspeções os profissionais buscaram verificar possíveis irregularidades ambientais, e implantar nestes casos, ações corretivas.


- Construções Civis e Terraplanagens


A CGH Ariranha está chegando a sua retal final de implantação. Entre os meses de novembro à dezembro de 2018 e janeiro de 2019, período que compõe a 10ª Campanha trimestral de monitoramento ambiental, não foram realizadas atividades vinculadas a construções civis, visto que ainda no trimestre anterior de obras muitas etapas já haviam sido concluídas.




- Comunicação Social e Educação Ambiental


Para a 10ª campanha trimestral do programa de comunicação social foram entregues a população do município de Arvoredo-SC folders informativos, comunicando que as atividades de implantação da CGH Ariranha estão em reta final, e que para o mês de março de 2019 está previsto o enchimento do reservatório e início da operação da usina, ainda, foram descritos alguns dos trabalhos desenvolvidos neste trimestre para cada programa ambiental condicionado ao empreendimento.


A educação ambiental foi realizada no dia 10 de janeiro de 2019, o tema abordado pelos profissionais da empresa Arbórea foi o Dia de Combate à Poluição por Agrotóxicos, comemorado no Brasil anualmente em 11 de janeiro. O principal intuito foi conscientizar a população a respeito dos riscos causados pelo uso indiscriminado de substâncias químicas na agricultura.


- Monitoramento da Ictiofauna

O monitoramento da ictiofauna foi realizado nos dias 14 e 15 de janeiro de 2019, com uso de diferentes metodologias de captura em 03 pontos amostrais no trecho diretamente afetado do Rio Ariranha. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. Ao todo foram capturadas para levantamento de dados, 37 peixes, subdivididos em 09 espécies, 05 famílias e 02 ordens.





- Monitoramento, Resgate e Conservação da Fauna Silvestre


A 10ª campanha de monitoramento da fauna silvestre foi realizada no período de 03 meses (novembro, dezembro de 2018 e janeiro de 2019), nas áreas diretamente afetadas pela CGH Ariranha, através de buscas intensivas e em dias aleatórios. As buscas intensivas ocorreram entre os dias 07 à 11 de janeiro de 2019. Foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos na área de formação do reservatório e implantação do canal adutor, conduto forçado e casa de força, bem como, nas antigas áreas do bota-fora e canteiro de obras do empreendimento.

Durante o esforço trimestral de campo, foram registradas 09 espécies de mamíferos, que pertencem a 07 famílias e 04 ordens, 39 espécies de aves, subdivididas em 23 famílias e 12 ordens, 08 espécies de anfíbios nativos e 01 exótica, distribuídas em 04 famílias e 01 ordem e 02 espécies de répteis, subdivididas em 02 famílias e 02 ordens.





- Monitoramento das Águas Superficiais


O monitoramento da qualidade da água está sendo realizado em três pontos distintos. O ponto 01 está localizado na área do futuro reservatório, o ponto 02 no trecho de vazão reduzida e o ponto 03 a jusante da casa de força da CGH Ariranha. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do Rio Ariranha, ao longo de todas as fases de construção da CGH Ariranha. A coleta da água para a 10ª campanha de monitoramento ocorreu no dia 24 de janeiro de 2019.



- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


As atividades de gerenciamento dos resíduos sólidos da CGH Ariranha para este trimestre foram: a manutenção de todos os dispositivos instalados (lixeiras, placas etc.), a conferência das anotações quinzenais, as vistorias nas estruturas da usina e as orientações aos colaboradores quando necessário.



- Recuperação das Áreas Degradadas


Durante o 10º trimestre de monitoramento foram realizadas vistorias nas áreas destinadas a recuperação ambiental (canteiro de obras, taludes e APP) da CGH Ariranha. Nos locais foram feitos o plantio de algumas mudas nativas e o controle de outras já plantadas anteriormente. Na área do antigo canteiro de obras, foi necessário realizar o replantio de 75 mudas de espécies florestais, enquanto na área de preservação permanente foi iniciada a recuperação através do plantio e estaqueamento de 200 mudas.




- Programa de Recuperação da Mata Ciliar


A recuperação da mata ciliar trata-se da revegetação da área de preservação permanente do entorno do reservatório da CGH Ariranha. As atividades desenvolvidas neste programa visam atender ao Artigo 5° da Lei Federal n° 12.651/12, que determina a largura da APP a ser mantida, de no mínimo 30 (trinta) metros e no máximo 100 (cem) metros.

Na área de preservação permanente do reservatório (margem esquerda) do empreendimento foi depositado uma camada de 30 centímetros de solo fértil e realizado o plantio de 200 mudas de árvores, subdivididas em 10 espécies, sendo elas: Pessegueiro Bravo (Prunus myrtifolia), Capororóca (Myrsine sp.), Fumeiro bravo (Solanum mauritianum), Esporão de galo (Vassobia breviflora), Guabiroba (Campomanesia xanthocarpa), Pata de vaca (Bauhinia forficata), Camboata vermelho (Cupania vernalis Cambess), Angico vermelho (Anadenanthera macrocarpa), Guamirim (Myrcia rostrata) Falso barbatimão (Cassia leptophylla). O espaçamento utilizado foi de 5x5 metros. Todas as mudas foram demarcadas com estacas e irrigadas após seu plantio.




- Controle da Estabilidade dos Taludes


No trimestre de novembro de 2018 à janeiro de 2019 os profissionais da empresa Arbórea realizaram vistorias mensais na área de implantação da CGH Ariranha. A equipe vistoriou toda área diretamente afetada (ADA) da obra, a fim de supervisionar a instabilidade dos taludes existentes. Por vez, notou-se que todos os taludes apresentam boas condições, não sendo constatadas desestabilidades.



 

9º Trimestre de Monitoramento Ambiental


As atividades descritas a seguir referem-se ao 9° Relatório Trimestral de Monitoramento Ambiental da CGH Ariranha (Agosto à Outubro de 2018).


- Supervisão Ambiental

A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade nas atividades de implantação da CGH Ariranha. A equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais EIRELI, realizou no período de agosto à outubro de 2018 vistorias periódicas na obra. Nas inspeções os profissionais buscaram verificar possíveis irregularidades ambientais, e implantar nestes casos, ações corretivas.





- Construções Civis e Terraplanagem


A CGH Ariranha está chegando em sua retal final de implantação. Entre os meses de agosto à outubro de 2018, período que compõe a 9ª Campanha trimestral de monitoramento ambiental, não foram realizadas atividades vinculadas a construções civis, visto que ainda no trimestre anterior de obras muitas etapas já haviam sido concluídas.

Quanto aos trabalhos de terraplanagem foram direcionados principalmente nas áreas degradadas da usina, destinadas a recuperação ambiental. As atividades procederam por meio da limpeza, nivelamento e deposição de solo fértil nestes locais. Na área da casa de força foi feita a remoção e a limpeza da ensecadeira. No canteiro de obras, após o desmonte das estruturas foi procedido o nivelamento do solo. Enquanto nos locais destinados a recuperação (taludes e o canteiro de obras) foi feita a deposição de solo fértil (camada de 30cm), e posteriormente iniciada a semeadura para cobertura vegetal.



- Comunicação Social e Educação Ambiental


O programa de comunicação social da 9ª campanha trimestre de monitoramento ambiental da CGH Ariranha, foi realizado no mês de outubro de 2018, através da entrega de informativos. O material entregue teve por finalidade comunicar que o empreendimento está em sua reta final de implantação, e que a previsão de operação é para o início do ano de 2019. Ainda no informativo, foram mencionados os 09 relatórios trimestrais de monitoramento ambiental entregues ao Instituto do Meio Ambiente – IMA, durante os 28 meses de obras. Os 13 programas executados neste período também foram descritos, mostrando a comunidade o comprometimento da empresa Ariranha Geração de Energia Elétrica LTDA, perante as normas vigentes estabelecidas pelo órgão ambiental.



No dia 10 de outubro de 2018 foram realizadas as atividades da 9ª campanha trimestral do programa de educação ambiental da CGH Ariranha, no município de Arvoredo-SC. O tema escolhido foi o Dia da árvore, comemorado no Brasil anualmente no dia 21 de setembro. Para comemorarmos este dia tão importante, a empresa Ariranha Geração de Energia Elétrica Ltda, presenteou algumas pessoas do município com uma muda de árvore, em prol da conscientização e preservação deste recurso precioso.


- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Ariranha


As atividades da 9ª Campanha trimestral de monitoramento da ictiofauna foram realizadas entre os dias 13 e 14 de setembro de 2018, com uso de diferentes metodologias de captura em 03 pontos amostrais no trecho diretamente afetado do Rio Ariranha. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer permanecendo instaladas no rio Ariranha por 12 horas. Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa, os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances. Todos exemplares amostrados foram identificados, medidos e pesados. Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos os peixes capturados foram soltos novamente no rio Ariranha.





- Resgate e Salvamento da Ictiofauna do Rio Ariranha


Durante a 9ª Campanha trimestral de monitoramento da CGH Ariranha não foi necessário realizar atividades vinculadas ao resgate e salvamento da Ictiofauna. No entanto, o próximo resgate e salvamento está previsto para fase de enchimento do reservatório, nesta ocasião toda a equipe da empresa Arbórea irá se deslocar até a obra e realizará todos os procedimentos necessários para cumprir com sucesso o resgate dos peixes presentes no trecho de vazão reduzida do empreendimento.


- Monitoramento, Resgate e Conservação da Fauna Silvestre


A 9ª campanha de monitoramento da fauna silvestre foi realizada no período de 03 meses (agosto à outubro de 2018), nas áreas diretamente afetadas pela CGH Ariranha, através de buscas intensivas e em dias aleatórios. As buscas intensivas ocorreram entre os dias 08 à 12 de outubro de 2018. Foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos na área de formação do reservatório, escavação do canal adutor, conduto forçado, casa de força, bota-fora e também no canteiro de obras do empreendimento. Além disso, houve caminhadas nas estradas e acessos já existentes na Área de Influência direta (Raio de 500 Metros).





- Monitoramento das Águas Superficiais


O monitoramento da qualidade da água está sendo realizado em três pontos distintos. O ponto 01 está localizado na área do futuro reservatório, o ponto 02 no trecho de vazão reduzida e o ponto 03 a jusante da casa de força da CGH Ariranha. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do Rio Ariranha, ao longo de todas as fases de construção do empreendimento. A coleta da água para a 9ª campanha de monitoramento ocorreu no dia 27 de setembro de 2018.



- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


As atividades de gerenciamento dos resíduos sólidos da CGH Ariranha para este trimestre foram: a manutenção de todos os dispositivos instalados (lixeiras, placas etc.), a conferência das anotações quinzenais, as vistorias nas estruturas da usina e as orientações aos colaboradores quando necessário.



- Atividades de Supressão Vegetal e Limpeza das áreas


A supressão da vegetação e limpeza das áreas de implantação da CGH Ariranha foram finalizadas ainda no 2º trimestre de obras, mais precisamente no dia 24 de novembro de 2016. No entanto, neste trimestre não foram realizadas atividades de supressão vegetal.


- Monitoramento, Resgate e Conservação da Flora


Nas primeiras campanhas de monitoramento da CGH Ariranha, no período de corte da vegetação e limpeza das áreas, foram resgatadas epífitas da espécie Aechmea calyculata. Todos os indivíduos encontrados foram realocados, para a área de preservação permanente do empreendimento. No decorrer das campanhas os indivíduos foram monitorados, como forma de verificar se estavam apresentando sinais de “pega”. No entanto, durante a 9ª Campanha de monitoramento ambiental da CGH Ariranha não foi necessário realizar o acompanhamento individual das epífitas, apenas foram feitos caminhamentos nas áreas onde estavam distribuídas. Uma vez, que nas campanhas anteriores as mesmas já se mostraram bem adaptadas aos novos ambientes e não apresentaram nenhum risco de morte. Neste caso o caminhamento foi suficiente para avaliar que os indivíduos estão conseguindo se desenvolver.


- Recuperação das Áreas Degradadas

Entre os meses de agosto à outubro de 2018 as atividades de recuperação das áreas degradadas foram conduzidas na área do canteiro de obras e nos taludes de corte e aterro da CGH Ariranha. Em ambos os locais foi feita a depositada de uma camada de 30 centímetros de solo fértil. Nos taludes, para cobertura vegetal foram semeadas gramíneas, (Sorgum sudanense - Aveia de verão), que além de contribuírem para a recuperação destas áreas degradadas, auxiliaram na estabilidade do solo, através do aumento da resistência oferecida pelas raízes.

No canteiro de obras, após desmobilizar as estruturas foi necessário fazer o nivelamento do solo, e prepara-lo para o plantio das mudas nativas selecionadas para restituir o presente cenário. Ao todo, durante a 9ª campanha de monitoramento foram plantadas 80 mudas de arvores nativas.




- Programa de Recuperação da Mata Ciliar

A recuperação da mata ciliar trata-se da revegetação da área de preservação permanente do entorno do reservatório da CGH Ariranha. As atividades desenvolvidas neste programa visam atender ao Artigo 5° da Lei Federal n° 12.651/12, que determina a largura da APP a ser mantida, de no mínimo 30 (trinta) metros e no máximo 100 (cem) metros.

Nesta 9ª campanha de monitoramento não foram iniciadas atividades deste vinculo, mas para o próximo trimestre está previsto o início da recuperação da mata ciliar da CGH Ariranha.


- Monitoramento e Resgate Arqueológico


As atividades de resgate arqueológico foram iniciadas ainda no 1° trimestre. Após a finalização do resgate do Sitio Arqueológico Seara I, foi protocolado o relatório com o andamento das atividades e resultados junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, que realizou a vistoria da área no 2° trimestre. Atendidas as exigências do IPHAN, solicitadas até o momento, não foi necessário desenvolver atividades de arqueologia durante a 9ª Campanha de monitoramento ambiental da CGH Ariranha.


- Controle da Estabilidade dos Taludes Marginais


No trimestre de agosto à outubro de 2018, os profissionais da empresa Arbórea realizaram vistorias mensais na área de implantação da CGH Ariranha. A equipe vistoriou toda área diretamente afetada (ADA) da obra, a fim de supervisionar a instabilidade dos taludes existentes. Por vez, notou-se que todos taludes apresentam boas condições, não sendo constatadas desestabilidades. Ainda, durante a 9ª campanha de monitoramento foi feita a deposição de uma camada de solo rico em nutrientes, e posteriormente a semeadura da gramínea Sorghum sudanense (aveia – de- verão), que além de contribuir para a recuperação destas áreas, auxiliará na estabilidade do solo.



 

8º Trimestre de Monitoramento Ambiental


As informações do 8° Relatório Trimestral de Monitoramento Ambiental da CGH Ariranha, contemplam as atividades realizadas na área de implantação do empreendimento hidrelétrico entre os meses de maio à julho de 2018.


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade nas atividades da CGH Ariranha, desta forma, a equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais EIRELI, realizou durante o período de Maio a Julho de 2018, vistorias periódicas na obra, com o objetivo de verificar possíveis irregularidades ambientais e implantar ações corretivas, caso necessário.




- Construções Civis e Terraplanagem

Durante o 8° trimestre de monitoramento não foi possível acompanhar as atividades de construção civis e de terraplanagem, visto que nos dias em que os profissionais da empresa Arbórea realizaram as vistorias, estas atividades estavam paradas.

De modo geral, no que diz respeito as etapas de construção civis pode-se dizer que as mesmas estão quase concluídas. Quanto a terraplanagem, ainda precisam ser feitas melhorias na área do canal adutor, previstas para o próximo trimestre.


- Comunicação Social e Educação Ambiental

Para o programa de comunicação social no 8º trimestre de monitoramento, foram desenvolvidas cartilhas sobre a data 05/06 - Dia Mundial do Meio Ambiente, que nesse ano de 2018 teve como tema principal a poluição plástica nos rios e oceanos. Sabendo da importância desse assunto os profissionais da empresa Arbórea, estiveram no dia 14/06 em Arvoredo- SC entregando a população um folder com informações e curiosidades sobre a data.

Através da entrega do material a equipe pode interagir com os comerciantes, alunos e professores das escolas locais, como também com as demais comunidades arvoredenses, de forma dinâmica e informal. A população do município como sempre foi muito receptiva e demostrou grande interesse em saber mais sobre o assunto abordado no folder e sobre a CGH Ariranha. Sempre que possível houve o registro fotográfico e a confirmação dos participantes através da assinatura do protocolo de entrega do informativo.

Ainda, no dia 14/06 de 2018 a equipe realizou a 8ª campanha trimestral do programa de Educação Ambiental, na Escola de Ensino Fundamental Professora Benta Cardoso. A pratica se deu através de uma palestra no período vespertino atendendo as turmas da 4ª e 5ª série. O assunto escolhido foi a data 05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente com ênfase no tema destaque para 2018: Acabe com a poluição plástica.


- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Ariranha

O 8° Trimestre de monitoramento da ictiofauna foi realizado entre os dias 21 e 22 de junho de 2018, com uso de diferentes metodologias de captura em 03 pontos amostrais no trecho diretamente afetado do Rio Ariranha. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer permanecendo instaladas no rio Ariranha por 12 horas. Adicionalmente a este método foi utilizada uma tarrafa, os lances foram realizados pela manhã na retirada das redes, em cada ponto amostral foram realizados 05 lances. Todos os exemplares amostrados foram identificados, medidos e pesados.

Aferidos os dados biométricos e feitos os registros fotográficos, os peixes capturados foram soltos novamente no rio Ariranha.





- Resgate e Salvamento da Ictiofauna do Rio Ariranha


Na 8ª Campanha trimestral de monitoramento ambiental da CGH Ariranha não foi necessário realizar atividades vinculadas ao resgate e salvamento da Ictiofauna. No entanto, o próximo resgate e salvamento está previsto para fase de enchimento do reservatório, nesta ocasião toda a equipe da empresa Arbórea irá se deslocar até a obra e realizará todos os procedimentos necessários para cumprir com sucesso o resgate dos peixes presentes no trecho de vazão reduzida do empreendimento.


- Monitoramento, Resgate e Conservação da Fauna Silvestre


A 8ª campanha de monitoramento da fauna silvestre da CGH Ariranha foi realizada no período de 03 meses (maio à julho de 2018), através de buscas intensivas e em dias aleatórios. As buscas intensivas ocorreram entre os dias 18 à 22 de junho de 2018. Foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos na área de formação do reservatório, escavação do canal adutor, conduto forçado, casa de força, bota-fora e também no canteiro de obras do empreendimento. Além disso, houve caminhadas nas estradas e acessos já existentes na Área de Influência direta (Raio de 500 Metros).





- Monitoramento das Águas Superficiais


O monitoramento da qualidade da água está sendo realizado em três pontos distintos. O ponto 01 está localizado na área do futuro reservatório, o ponto 02 no trecho de vazão reduzida e o ponto 03 a jusante da casa de força da CGH Ariranha. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do Rio Ariranha ao longo de todas as fases de construção do empreendimento.

A coleta da água para a 8ª campanha de monitoramento ocorreu no dia 11 de junho de 2018. Houve registros fotográficos do profissional realizando a coleta da água no rio Ariranha, nos 03 pontos de monitoramento, no trecho diretamente afetado pelo empreendimento.



- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos


As atividades de gerenciamento dos resíduos sólidos da CGH Ariranha, para este trimestre foi à manutenção de todos os dispositivos já existentes no canteiro de obras. Ainda durante os meses de maio a julho de 2018, foram realizadas vistorias periódicas na obra, a fim de supervisionar se a disposição dos resíduos como papel, plástico, ferro, alumínio, óleos e graxas, estão sendo feitas de forma correta.



- Atividades de Supressão Vegetal e Limpeza das áreas


A supressão da vegetação e limpeza das áreas de implantação da CGH Ariranha foram finalizadas ainda no 2º trimestre de obras, mais precisamente no dia 24 de novembro de 2016. É valido informar, que estava previsto para a 3º trimestre de obras, o início e o término da supressão vegetal em uma área de 0,10 hectares, localizada nas proximidades do canal adutor do empreendimento. No entanto, foi realizado o acompanhamento das atividades de terraplanagem e determinado que a vegetação ali existente deveria ser preservada, uma vez que a mesma não seria atingida.


- Monitoramento, Resgate e Conservação da Flora


Na presente campanha não foi necessário realizar o acompanhamento individual das epífitas Aechmea calyculata, apenas foram feitos caminhamentos nas áreas onde as mesmas estão distribuídas. Uma vez, que na campanha anterior as mesmas já se mostraram bem adaptadas aos novos ambientes e não apresentaram nenhum risco de morte. Sendo assim, o caminhamento foi suficiente para avaliar que os indivíduos estão conseguindo se desenvolver.


- Recuperação das Áreas Degradadas

Este programa tem por objetivo principal proceder à recuperação das áreas degradadas da CGH Ariranha e buscar a recomposição da paisagem das áreas de implantação do canteiro de obras, canal adutor, áreas de empréstimo e de bota fora do empreendimento.

No trimestre de maio à julho de 2018 período que compõe a 8ª Campanha de monitoramento da CGH Ariranha, não foram realizados procedimentos que promovessem a reintegração destas áreas. Juntamente com a equipe da empresa Construnivel Construtora, responsável pela execução da obra, os profissionais da empresa Arbórea realizaram vistorias nas áreas destinadas a recuperação. Na ocasião o técnico responsável solicitou a equipe de terraplanagem que fosse efetuada a deposição de solo orgânico em algumas das áreas. No entanto, a prática não pode ser iniciada, pois segundo a equipe para este trimestre não havia a disponibilidade de máquinas que pudessem trabalhar nestes locais. Sendo assim, ficou acordado que para o próximo trimestre será atendido o solicitado pelo técnico.



- Programa de Recuperação da Mata Ciliar


O presente programa de monitoramento ambiental constitui-se fundamentalmente, além de outros importantes itens, na revegetação da Área de Preservação Permanente no entorno do reservatório da CGH Ariranha, e vem atender ao disposto no Artigo 5° da Lei Federal n° 12.651/12, que determina a largura mínima de APP a ser mantida de no mínimo 30 (trinta) metros e máxima de 100 (cem) metros. Porém, neste trimestre, não foi possível iniciar as atividades de recuperação da mata ciliar do reservatório, em virtude que foram iniciadas novas atividades da engenharia na área do barramento, ocasionando movimentação de maquinário e pessoas.


- Monitoramento e Resgate Arqueológico


As atividades de resgate arqueológico foram iniciadas ainda no 1° trimestre. Após a finalização do resgate do Sitio Arqueológico Seara I, foi protocolado o relatório com o andamento das atividades e resultados junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, que realizou a vistoria da área no 2° trimestre. Atendidas as exigências do IPHAN solicitadas até o momento, não foi necessário desenvolver atividades de arqueologia durante a 8ª Campanha de monitoramento ambiental da CGH Ariranha.


- Controle da Estabilidade dos Taludes Marginais


Durante os meses de maio à julho de 2018, período que corresponde ao 8º trimestre de obras da CGH Ariranha, foram realizadas novas vistorias para monitorar a evolução dos processos de estabilização do solo nos taludes de corte e aterro do canteiro de obras, áreas de bota fora, barramento, canal adutor, conduto forçado, casa de força e das estradas de acesso do empreendimento, ou o surgimento destes em novos locais, permitindo correlacionar ou não, a ocorrência de processos erosivos decorrentes da construção da CGH Ariranha. No entanto, não foram evidenciadas erosões nos taludes.



 

7º Trimestre de Monitoramento Ambiental

As informações do 7° Relatório Trimestral de Monitoramento Ambiental da CGH Ariranha, contemplam as atividades realizadas na área de implantação do empreendimento hidrelétrico entre os meses de fevereiro à abril de 2018.


- Supervisão Ambiental


A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade nas atividades da CGH Ariranha, desta forma, a equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais EIRELI, realizou durante o período de fevereiro à abril de 2018, vistorias periódicas na obra, com o objetivo de verificar possíveis irregularidades ambientais e implantar ações corretivas, caso necessário .



Acompanhamento da abertura do Canal Adutor da CGH Ariranha

- Construções Civis


Nos meses de fevereiro à abril de 2018, período em que compõe esta campanha foram realizadas as atividades de: recuperação das enceradeiras do barramento e casa de força, concretagem da lateral do barramento e limpeza da área interna da casa de força. Quanto as detonações, neste trimestre foi realizada apenas uma detonação próxima a área de implantação da câmera de carga. A figura a seguir mostra as atividades de construção em andamento.


Equipe da empresa construtora responsável trabalhando no barramento da CGH Ariranha

- Escavações, Aterros e Desmontes de Rochas


As atividades de escavações, limpeza e transporte de materiais neste trimestre estão sendo realizadas na área de implantação do canal adutor da CGH Ariranha.


Equipe responsável pela construção civil e terraplanagem da CGH Ariranha realizando a abertura do Canal Adutor.

- Comunicação Social e Educação Ambiental


Para a 7ª Campanha trimestral do programa de comunicação social da CGH Ariranha, foram elaborados e entregues a população do município de Arvoredo-SC informativos, trazendo a comunidade de forma clara informações sobre o andamento da obra, pontificando as principais etapas de implantação do empreendimento.

Abordados diversos temas nos informativos anteriores, na presente campanha optou-se pela elaboração de um informativo que salientasse aos leitores a importância da conservação das espécies com ocorrência na região. No entanto, a espécie caracterizada, foi o anfíbio Rhinella icterica, conhecido popularmente como Sapo-Cururu. Registrado em todas as campanhas de monitoramento ambiental da CGH Ariranha.

Ainda, foi informada a comunidade sobre a troca da empresa responsável pela gestão ambiental da CGH Ariranha, e disponibilizados telefones para contato da nova encarregada, a empresa Arbórea Estudos Ambientais EIRELI.

O Registros fotográfico a seguir mostra a profissionais realizando a entrega do informativo a uma das moradoras do município de Arvoredo-SC durante a 7ª Campanha de monitoramento ambiental da CGH Ariranha.


Profissional realizando a entrega dos informativos a comunidade de Arvoredo-SC.

O presente blog também trata-se de um método utilizado como comunicação social. Regularmente serão postadas informações sobre todas as atividades dos programas ambientais que estão sendo desenvolvidos durante a implantação da usina.

Sobre o programa de educação ambiental da 7ª campanha a equipe multidisciplinar da empresa Arbórea esteve no dia 16 de março de 2018 ministrando uma palestra com o tema “Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas”, buscando sensibilizar os alunos da comunidade escolar a respeito da importância das mesmas.

A atividade se deu no período matutino atendendo a turma da 5° Série e, no período vespertino atendendo as turmas da 4ª II e 5ª Série. A conversa se desenvolveu sobre a data: 16 de março: Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, abordando a importância da mesma para a conservação do meio ambiente, dos seres humanos e do planeta como um todo. Através de apresentação de slides, vídeos educativos e dinâmicas os alunos puderam entender e conhecer um pouco mais sobre as mudanças climáticas que vem ocorrendo.

Bióloga responsável pelas atividades de educação ambiental da CGH Ariranha ministrando uma palestra de conscientização aos alunos do município de Arvoredo-SC.

- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Ariranha


As atividades de monitoramento da ictiofauna que compreendem a 7ª Campanha de monitoramento ambiental da CGH Ariranha foram realizadas entre os dias 08 e 09 de março de 2018, com uso de diferentes metodologias de captura em 03 pontos de monitoramento contínuos no trecho diretamente afetado do Rio Ariranha. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer permanecendo instaladas no rio Ariranha por 12 horas. A figura abaixo mostra o profissional instalando e retirando os petrechos, nos 03 pontos amostrais da CGH Ariranha.


Profissional realizando a instalação das redes de espera.

Exemplar de uma das espécies amostradas : Geophagus brasiliensis (Cará)

- Resgate e Salvamento da Ictiofauna do Rio Ariranha

Durante os meses de fevereiro à abril de 2018, período que compõe a 7ª Campanha Trimestral de Monitoramento Ambiental da CGH Ariranha, não foi necessário realizar atividades de resgate e salvamento da Ictiofauna. No entanto, informa-se que durante o enchimento do reservatório da CGH Ariranha, deverá ser realizado o resgate da ictiofauna no trecho de vazão reduzida do empreendimento.

- Monitoramento, Resgate e Conservação da Fauna Silvestre


As atividades referentes à 7ª campanha de monitoramento da fauna silvestre na CGH Ariranha foram realizadas durante o período de 03 meses (fevereiro à abril de 2018) através de buscas intensivas e em dias aleatórios. As buscas intensivas ocorreram entre os dias 26 a 30 de março de 2018. Foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento por transectos na área de formação do reservatório, escavação do canal adutor, conduto forçado, casa de força, bota-fora e também no canteiro de obras do empreendimento. Além disso, houve caminhadas nas estradas e acessos já existentes na Área de Influência direta (Raio de 500 Metros). Todos os grupos receberam os esforços amostrais de acordo com a metodologia determinada.




- Monitoramento das Águas Superficiais


O monitoramento da qualidade da água está sendo realizado em três pontos distintos. O ponto 01 está localizado na área do futuro reservatório, o ponto 02 no trecho de vazão reduzida e o ponto 03 a jusante da casa de força da CGH Ariranha. O objetivo deste programa é acompanhar a evolução das alterações da qualidade da água do Rio Ariranha ao longo de todas as fases de construção do empreendimento. Informamos ainda que a coleta da água para a 7ª campanha de monitoramento ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2018. Na figura abaixo é possível visualizar o profissional desenvolvendo um dos métodos para coleta.


- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos

As atividades de gerenciamento dos resíduos sólidos da CGH Ariranha, realizadas na 7ª campanha trimestral de implantação dos programas ambientais, foi à manutenção de todos os dispositivos já existentes no canteiro de obras. Informa-se ainda que durante os meses de fevereiro à abril de 2018, foram realizadas vistorias periódicas na obra, a fim de supervisionar se a disposição dos resíduos como papel, plástico, ferro, alumínio, óleos e graxas, estão sendo feitas de forma correta.

Também foi informado aos responsáveis pelo recebimento dos resíduos que a empresa responsável pela consultoria ambiental da CGH Ariranha a partir desse trimestre é a Arbórea Estudos Ambientais EIRELI.

- Atividades de Supressão Vegetal e Limpeza das áreas


A supressão da vegetação e limpeza das áreas de implantação da CGH Ariranha foram finalizadas ainda no 2º trimestre de obras, mais precisamente no dia 24 de novembro de 2016. É valido informar, que estava previsto para a 3º trimestre de obras, o início e o término da supressão vegetal em uma área de 0,10 hectares, localizada nas proximidades do canal adutor do empreendimento. No entanto, foi realizado o acompanhamento das atividades de terraplanagem e determinado que a vegetação ali existente deveria ser preservada, uma vez que a mesma não seria atingida.

- Monitoramento, Resgate e Conservação da Flora


Na presente campanha não foi necessário realizar o acompanhamento individual das epífitas Aechmea calyculata, apenas foram feitos caminhamentos nas áreas onde as mesmas estão distribuídas. Uma vez, que na campanha anterior as mesmas já se mostraram bem adaptadas aos novos ambientes e não apresentaram nenhum risco de morte. Sendo assim, o caminhamento foi suficiente para avaliar que os indivíduos estão conseguindo se desenvolver.


- Recuperação das Áreas Degradadas


A recuperação das áreas degradadas da CGH Ariranha é obrigatória e necessária, sua principal finalidade é evitar o agravamento de processos erosivos, assim como possibilitar a retomada do uso original ou alternativo das áreas de influência direta do empreendimento hidrelétrico. Para esta 7ª campanha de campo, foram realizadas diversas vistorias nos taludes em que se iniciou a recuperação, a fim de verificar os locais que estão apresentando boa “pega”. Segue abaixo o registro dos locais em que a recuperação foi iniciada com sucesso.


- Programa de Recuperação da Mata Ciliar


O presente programa de monitoramento ambiental constitui-se fundamentalmente, além de outros importantes itens, na revegetação da Área de Preservação Permanente no entorno do reservatório da CGH Ariranha, e vem atender ao disposto no Artigo 5° da Lei Federal n° 12.651/12, que determina a largura mínima de APP a ser mantida de no mínimo 30 (trinta) metros e máxima de 100 (cem) metros. Porém, neste trimestre, não foi possível iniciar as atividades de recuperação da mata ciliar do reservatório, em virtude que foram iniciadas novas atividades da engenharia na área do barramento, ocasionando movimentação de maquinário e pessoas.


- Monitoramento e Resgate Arqueológico


As atividades de resgate arqueológico foram iniciadas ainda no 1° trimestre. Após a finalização do resgate do Sitio Arqueológico Seara I, foi protocolado o relatório com o andamento das atividades e resultados junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, que realizou a vistoria da área no 2° trimestre. Atendidas as exigências do IPHAN solicitadas até o momento, não foi necessário desenvolver atividades de arqueologia durante a 7ª Campanha de monitoramento ambiental da CGH Ariranha.


- Controle da Estabilidade dos Taludes Marginais


Durante os meses de fevereiro à abril de 2018, período que corresponde ao 7º trimestre de obras da CGH Ariranha, foram realizadas novas vistorias para monitorar a evolução dos processos de estabilização do solo nos taludes de corte e aterro do canteiro de obras, áreas de bota fora, barramento, canal adutor, conduto forçado, casa de força e das estradas de acesso do empreendimento, ou o surgimento destes em novos locais, permitindo correlacionar ou não, a ocorrência de processos erosivos com a construção da CGH Ariranha.



Comments


Logo marca, ok.jpg

​Telefone : ​(49) 3433- 3779

E-mail : consultoria@arboreaestudosambientais.com

Edifício Classic Center n° 169, 2° Andar - Sala 209, Rua Fidêncio de Souza Melo Filho - Centro.

Xanxerê - SC, CEP: 89820-000

bottom of page