HACKER ENERGIA LTDA
A Central Geradora Hidroelétrica (CGH) Hacker foi implantada pela empresa Hacker Energia LTDA, inscrita no CNPJ nº 29.875.030/0001-23, com endereço na Estrada Barra de Xanxerê, s/n°, Interior do município de Xaxim-SC, CEP 89.825-000.
As informações descritas neste blog tratam-se de ações desenvolvidas no escopo de cada Programa Ambiental específico da CGH Hacker, de modo a atender as condicionantes ambientais estabelecidas na Licença Ambiental de Operação (LAO) n° 9583/2014.
4° Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental
As informações do 4° Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Hacker, contemplam as atividades realizadas entre os meses de Fevereiro à Abril 2018 (7° Trimestre de campo) e Maio à Julho de 2018 (8° Trimestre de campo).
- Supervisão Ambiental
A supervisão ambiental visa coordenar a execução dos demais programas e manter a regularidade das atividades realizadas na CGH Hacker. Desta forma, a equipe de supervisão ambiental da empresa Arbórea Estudos Ambientais EIRELI, realizou durante o período de fevereiro a julho de 2018, vistorias periódicas na obra, com o objetivo de verificar possíveis irregularidades ambientais e implantar ações corretivas, caso necessário.
- Implantação de Placas Informativas
A sinalização do empreendimento consiste num conjunto de placas e dispositivos com características visuais próprias cuja função é garantir a informação para os usuários, trabalhadores e visitantes. A sinalização da CGH Hacker tem por finalidade fornecer informações sobre os responsáveis técnicos, áreas de controle ambiental, autorizações ambientais, áreas de recuperação ambiental entre outras. Neste semestre de monitoramento que compreende ao 4° Relatório semestral de monitoramento ambiental da CGH Hacker, não foram implantadas novas placas e dispositivos de sinalização, ocorrendo somente a fiscalização das já existentes.
- Comunicação Social e Educação Ambiental
Comunica-se que durante os meses de fevereiro à julho de 2018, a equipe da empresa Arbórea Estudos Ambientais , foi ao encontro da população e das escolas para através de uma conversa informal divulgar as atividades dos programas de comunicação social e educação ambiental desenvolvidas para a CGH Hacker, referentes ao 7º trimestre (fevereiro à abril de 2018) e 8º trimestre (maio à julho de 2018) .
Referente a Educação Ambiental, no dia 13 de abril de 2018 (7º trimestre) foi ministrado uma palestra com o tema “Dia Nacional da Conservação do solo” na escola de Ensino Fundamental Diadema – Xaxim/SC e na escola Pequeno Príncipe – Xanxerê/SC. Através da palestra buscou-se a sensibilização dos alunos e da comunidade escolar a respeito da importância da mesma. No dia 14/06 de 2018 (8º trimestre) a atividade se deu através de uma palestra no período matutino atendendo a turma da 6ª série I da escola de Ensino Fundamental Diadema – Xaxim/SC. O assunto escolhido foi a data 05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente com ênfase no tema de 2018: Acabe com a poluição plástica. Através de apresentação de slides, vídeos educativos e dinâmicas os alunos puderam entender e conhecer um pouco mais sobre a importância da data para a preservação do planeta.
Para as atividades de comunicação social no 7º trimestre de monitoramento, a equipe desenvolveu uma cartilha com curiosidades sobre a espécie Ramphastos dicolorus, conhecida como Tucano de Bico Verde. A escolha da espécie ocorreu devido a sua ocorrência nas campanhas realizadas até o momento no empreendimento. Na oportunidade foi informada para a população a substituição da empresa responsável pela gestão ambiental da CGH Hacker.
No 8º trimestre de monitoramento, foram desenvolvidas cartilhas sobre a data 05/06 - Dia Mundial do Meio Ambiente, que nesse ano de 2018 teve como tema principal a poluição plástica nos rios e oceanos. Sabendo da importância desse assunto a equipe, esteve no dia 14/06 na Vila Diadema no municipio de Xaxim/SC entregando a população um folder com informações e curiosidades sobre a data.
- Monitoramento da Ictiofauna do Rio Xanxerê
As atividades de monitoramento da ictiofauna que compreendem o 4° Relatório Semestral de monitoramento ambiental da CGH Hacker foram realizadas em dois esforços trimestrais de campo entre os dias 15 e 16 de março e 11 e 12 de julho de 2018, em 03 pontos de monitoramento contínuos no trecho diretamente afetado do Rio Xanxerê. As capturas foram realizadas com equipamentos de pesca diversificados, buscando amostrar as distintas populações de peixes nas diferentes fases do seu ciclo de vida.
Os petrechos utilizados foram idênticos em todos os pontos amostrais e o esforço de pesca padronizado, possibilitando a comparação entre os dados. As redes de espera foram instaladas ao entardecer e retiradas ao amanhecer permanecendo instaladas no rio Xanxerê por 12 horas.
- Monitoramento, Resgate e Conservação da Fauna Silvestre
As atividades de monitoramento da fauna silvestre da CGH Hacker desta campanha, foram realizadas durante o período de 06 meses (fevereiro, março, abril e maio, junho e julho de 2018) através de buscas intensivas e em dias aleatórios. As buscas intensivas ocorreram entre os dias 02 à 06 de Março e 09 a 13 de Julho de 2018. Foram realizados esforços diários, com a aplicação de busca ativa, instalação de armadilhas e deslocamento nos transectos de acesso ao reservatório, casa de força, ao antigo canteiro de obras do empreendimento, bem como nas estradas e acessos na Área de Influência direta (Raio de 500 Metros). Todos os grupos receberam os esforços amostrais de acordo com a metodologia determinada.
- Monitoramento das Águas Superficiais
Para a realização do monitoramento da qualidade da água da CGH Hacker foram determinados dois pontos distintos. O ponto 01, localizado a montante do reservatório e o ponto 02, a jusante da casa de força. O objetivo deste programa é acompanhar as possíveis alterações na qualidade da água neste trecho estudado do Rio Xanxerê ao longo da licença de operação do empreendimento. A coleta da água para o 7º trimestre de monitoramento ocorreu no dia 13 de Abril de 2018 e para o 8º trimestre no dia 18 de junho de 2018.
- Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
Como a fase de instalação da CGH Hacker já foi concluída, os resíduos gerados na fase de operação serão principalmente domiciliares, divididos em orgânicos, recicláveis e rejeitos procedentes da residência do colaborador, sanitários, casa de força, de varrição, poda de vegetação, bem como os carregados pelo rio até o barramento. Outros resíduos que eventualmente serão gerados são os resíduos Classe I (perigosos), resultantes das atividades de manutenção da CGH. Tornando assim, necessária à manutenção de um programa de gerenciamento dos resíduos gerados, mesmo em menor escala após a fase de instalação do empreendimento.
A atividade de gerenciamento dos resíduos sólidos da CGH Hacker realizada no 7º e 8º trimestres, foi à manutenção e revisão de todas as placas orientativas e lixeiras existentes, bem como, a conferência da planilha de dados e supervisão da destinação dos resíduos quantificados. Com ajuda de um barco, foram realizadas vistorias e limpeza dos resíduos quando necessário no reservatório da CGH Hacker.
- Controle da Estabilidade dos Taludes Marginais
Durante o monitoramento ambiental da CGH Hacker nos meses de fevereiro à julho de 2018, foram realizadas novas vistorias para monitorar a evolução dos processos de estabilização do solo nos taludes marginais do reservatório e também nos taludes de corte do barramento, conduto forçado e casa de força. Esses locais foram vistoriados afim de verificar se ocorreram novos deslizamentos bem como, averiguar se as medidas preventivas realizadas no semestre anterior surtiram efeito positivo.
- Recuperação das Áreas Degradadas
Esse programa tem como objetivo a identificação das alterações resultantes da implantação do empreendimento, indicando as ações que promoverão melhorias nas áreas alteradas, bem como, o monitoramento, recuperação, revegetação e conservação dos solos, garantindo a recuperação da área através da estabilização biológica (revegetação). Neste semestre de monitoramento, que correspondeu aos meses de Fevereiro à Julho de 2018, foram realizadas vistorias periódicas na margem direita, com o objetivo de observar a necessidade de reposição de mudas e também verificar possíveis danos causados por eventuais ataques de pragas ou formigas que pudessem comprometer o desenvolvimento normal das 230 mudas já plantadas.
Também foi dado início as atividades de recuperação na margem esquerda no final do reservatório, onde foi realizado o coroamento, as covas e o plantio de 150 mudas de espécies nativas, pertencentes a 18 espécies florestais.
- Programa de Monitoramento Hidrossedimentológico
As medições de vazão e de sedimentos constituem atividades de monitoramento hidrológico e sedimentológico em bacias hidrográficas. Elas são utilizadas para elaboração das curvas chaves de descargas líquidas e de descargas sólidas, as quais são correlacionadas com as cotas na estação fluviométrica de interesse, visando a determinação da capacidade produtiva de água e de sedimentos. Informa-se que durante os meses de Fevereiro à Julho de 2018, período em que compreende o 4º Relatório Semestral de Monitoramento Ambiental da CGH Hacker, não foram realizadas atividades de medição de vazão no Rio Xanxerê no trecho de implantação do empreendimento. No entanto, informa-se que no dia 09 de novembro de 2016, foi protocolado na Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, através do número de SGPE n° (nº SGPE 47470/2016) um ofício solicitando a permissão para não executarmos o Programa de Monitoramento Hidrossedimentológico da CGH Hacker, uma vez que as características técnicas do empreendimento não se enquadram na Resolução Conjunta ANEEL/ANA Nº 03/2010. Obtivemos a resposta através do ofício Of. FATMA/CODAM/CHAPECÓ/SC Nº 0655/2017 em 16 de Agosto de 2017, que diz: 1) Fica excluída a condição específica do Programa de Monitoramento Hidrossedimentológico.
- Manutenção das Condições de Segurança da Usina
Como forma de prevenir e mitigar possíveis impactos ambientais durante a fase de operação da CGH Hacker, uma das medidas de controle ambiental estabelecidas na Licença Ambiental de Operação (LAO n° 9583/2014), foi à apresentação de um plano de manutenção das condições de segurança da barragem e demais estruturas do empreendimento. Desta forma, apresentamos na íntegra o relatório de manutenção das condições de segurança no capitulo 13, o mesmo relata a situação encontrada das estruturas da CGH Hacker, através das inspeções periódicas de campo realizadas.
- Monitoramento de Macrófitas aquáticas
Com intuito de detectar a presença de macrófitas, e se necessário aplicar medidas de controle, durante o 7º e 8º trimestre de monitoramento, foram realizados trabalhos de inspeção visual na área do reservatório da CGH Hacker. No local, foi identificada a presença de pequenos pontos de macrófitas, porém estas não estão em níveis que possam ser prejudiciais a operação normal da usina ou causar alterações significativas no ecossistema aquático. A retirada destas plantas foi realizada com o auxílio de puçás.
Comments